Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar estreia em ranking internacional entre as melhores universidades da América Latina

por Fábio Candido dos Santos publicado: 12/03/2024 08h43 última modificação: 12/03/2024 08h43

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) figurou, pela primeira vez, no ranking internacional AD Scientific Index, que mede o desempenho de pesquisadores e organizações mundiais, incluindo educacionais de nível superior, a partir da produtividade e do valor agregado individual de cientistas.

A edição 2024 do índice classificou a estreante Unespar na 285ª colocação entre as universidades nacionais e em 793º lugar na América Latina, com Matheus Amarante do Nascimento, docente do colegiado de Educação Física do campus de Paranavaí, como o pesquisador mais bem ranqueado da instituição no País na 12.147ª posição, e da América Latina, em 19.002º lugar. A classificação levou em conta um universo de 115.761 cientistas de 1.830 organizações públicas e privadas da região continental, sendo 576 brasileiras, entre universidades, institutos, hospitais e empresas.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, comemorou o resultado e parabenizou os docentes da instituição, valorizando “o esforço e compromisso com a pesquisa científica”, além de destacar que “o resultado alcançado é a consolidação do trabalho desenvolvido pela Unespar, de apoio incondicional à pesquisa e à pós-graduação”.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes, afirmou que “a Reitoria da Universidade e a PRPPG têm investido valores significativos, de recursos próprios, para auxílio na participação de eventos, bolsas de iniciação científica e bolsas de apoio técnico, além da revisão dos regulamentos vinculados à pesquisa e pós-graduação, mostrando a nova política de apoio e qualificação das pesquisas da Unespar”.

Já Matheus Nascimento se mostrou surpreso com a classificação obtida no AD Scientific Index. “Para minha surpresa, fui classificado como o melhor pesquisador da Unespar. Claro que é uma honra. Considero que é uma forma muito legítima e satisfatória de reconhecimento do meu trabalho. Fico feliz em receber esse reconhecimento, porque reforça que estou no caminho certo dentro do que eu escolhi fazer, que é ser professor/pesquisador. Agradeço à Unespar, instituição do coração e na qual gosto de trabalhar e que sempre me disponibilizou, na medida do possível, condições para manter o trabalho que me propus a fazer. Adicionalmente, gostaria de agradecer às pessoas que nela trabalham, tais como os diretores de centro, de campus, os próprios professores, o meu colegiado e às pró-reitorias de pesquisa e de extensão. Por fim, reforço meus agradecimentos aos diferentes parceiros que conquistei ao longo desses anos, aos quais dedico esse reconhecimento”.

Ao contrário de outros sistemas que avaliam periódicos e universidades, o AD Scientific Index, também conhecido por Alper-Doger Scientific Index, em homenagem a Murat Alper e Cihan Döğer, que o desenvolveram em 2021, se utiliza de valores totais e dos últimos seis anos dos rankings i10 index, h-Index, além das pontuações de citações no Google Acadêmico para realizar o levantamento. Usando um total de nove parâmetros, o AD Scientific Index apresenta o ranking individual de cientistas a partir de 12 grandes áreas do conhecimento, 22.350 instituições, 218 países e 11 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, Leste Europeu, Ásia Central, BRICS, América Latina e Mercado Comum da África Oriental e Austral) do mundo.