Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença na 75ª Reunião Anual SBPC

Geral

Unespar marca presença na 75ª Reunião Anual SBPC

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 02/08/2023 08h02 última modificação: 02/08/2023 14h01

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) marcou presença na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 23 e 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Por meio de apresentações em um stand, no pavilhão da SBPC Jovem, foi possível mostrar à comunidade, as atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos nos sete campi. Para tanto, 31 monitores/estudantes e 14 docentes estiveram na capital conversando com visitantes e demais autoridades.

A coordenadora do stand e pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério Bertoldi, considera a participação da Unespar na 75ª Reunião Anual SBPC como uma oportunidade ímpar de ampliar “nosso contato com estudantes e docentes da Educação Básica”. A pró-reitora quantifica que aproximadamente 4 mil pessoas marcaram presença no stand da Unespar por dia, “visitando projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por nossa Universidade nas diferentes regiões do Paraná”, comenta.

 A Unespar apresentou atividades relacionadas a sustentabilidade e geração de renda para a comunidade, como é o caso do Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável, coordenado pelo professor Sebastião Cavalcanti Neto, e o Couro de Peixe, coordenado pela professora Katia Kalko, ambos do campus de Paranaguá.

Outro projeto de destaque foi o Empodera Mulheres/Mães: rede de inclusão política, social e tecnológica, do campus de União da Vitória, que tem como objetivo apresentar os processos e produtos de tecnologia assistiva criados em Impressora 3D. O coordenador do projeto, Everton Carlos Crema, do campus de União da Vitória, comenta que “A SBPC Jovem permitiu a divulgação da ciência e tecnologia, resolvendo problemas e integrando economicamente as famílias e mulheres paranaenses. Também permitiu a troca de ideias e a criação de parcerias entre diversas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES)”.

Também marcaram presença na exposição os projetos: A Impressão 3D como Inovação no Processo de Ensino, e Construção de Cenários Animados no GeoGebra, que buscam potencializar o ensino da matemática. Ambos os projetos são coordenados pela professora Maria Ivete Basniak, do campus de União da Vitória. Estiveram com Maria Ivete, a graduanda em Matemática, Taimara Mikieta de Paula, e as mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar, Bruna Aparecida de Castro e Emili Boniecki Carneiro. Segundo as estudantes e a professora, “as pesquisas apresentadas estimularam debates construtivos e inspiraram outros/as estudantes e pesquisadores/as a explorarem novos campos do conhecimento”.

O campus de Paranavaí marcou presença com o Programa de Atividade Física à Sociedade (Pafis) que busca conscientizar e prevenir a obesidade. O Pafis é coordenado pelo docente Matheus Amarante do Nascimento, que juntamente com sua esposa, professora Ágatha Graça, participaram do evento e trouxeram seus filhos, Luisa (4 anos) e Gael (7 anos). “Adoramos o evento. Havia muitas coisas inovadoras, diferentes, pessoas muito agradáveis. Meus filhos amaram o evento. O Gael, apaixonado por peixes e tubarões, adorou alguns estandes que tinham como temas o mar, peixes, arraias e tubarões. Já a Luisa ficou encantada com os stand que tinham atividades de colorir e experiências científicas (reações químicas). Tínhamos em mente que teríamos dificuldades em administrar o trabalho e o “cuidar dos filhos”, mas fomos positivamente pegos de surpresa, pois, nossos filhos curtiram demais o evento como um todo. Além disso, nossos alunos, assim como outros docentes da Unespar, que também estavam participando do evento nos auxiliaram muito no cuidado com eles”, expressa o casal.

Ainda no campus de Paranavaí, a Unespar pôde contribuir com as exposições do pavilhão da SBPC Jovem, ao apresentar aos/às estudantes o projeto de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que integra ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação em Saúde (NNEPEMAAS), coordenado pela diretora do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa.

Em sua diversidade e com características multicampi, a Unespar também marcou presença no setor das artes, apresentando no stand da SBPC Jovem os projetos MusicaR, de educação musical para crianças, coordenado pela professora Angela Sasse, do campus de Curitiba I/Embap, e  Tubo de Ensaio: Big Belas Band, coordenado pelo diretor do campus de Curitiba I/Embap, Marco Aurelio Koentopp.

Todos os projetos foram apresentados em um stand próprio da Unespar, montado ao lado dos stands das demais Universidades Estaduais (UENP, UEL, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE e UEPG). Para que isso fosse possível, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) prestou apoio às IEES.

 

Internacionalização

A Unespar também teve uma participação importante na SBPC Jovem, ao integrar o stand de internacionalização, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), coordenado pela professora do campus de Curitiba II/FAP, Nadia Luciani. Na ocasião, a equipe pôde trocar informações com diversos/as visitantes, abordando sobre conceitos de internacionalização no âmbito do ensino superior e também a respeito das oportunidades de desenvolvimento educacional da Unespar com diferentes países, como: programas de intercâmbio, programas de formação linguística, Collaborative Online International Learning (COIL), convênios internacionais, redes de colaboração internacional, além de dar dicas para estudantes que buscam ter experiências internacionais, em especial em relação a mobilidade acadêmica.

 

SBPC Cultural

A Unespar sediou os eventos culturais da 75ª Reunião Anual SBPC, no Auditório Mário Schoemberger, no campus de Curitiba I/Embap, e também pôde somar às apresentações, por meio de participações artísticas do Coro da FAP (campus de Curitiba II/FAP), o Belas Trio (campus de Curitiba I/Embap), a Big Belas Band (campus de Curitiba I/Embap) e o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança (campus de Curitiba II/FAP).

A Diretora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marcia Cristiane Dall'Oglio de Moraes, destaca que cada apresentação proporcionou ao público uma experiência “estética que transita entre a tradição e a contemporaneidade”, e ainda pondera que “integrar um evento desta magnitude que conecta ciência, tecnologia, arte e cultura é uma excelente oportunidade para a Unespar que se destaca nacionalmente como uma das principais Instituições Públicas de Ensino Superior na formação de artistas e pesquisadores em Artes Visuais, Artes Cênicas, Cinema e Audiovisual, Dança, Música e Teatro”.

A UFPR também marcou presença na SBPC Cultural por meio do LAMUSA, um grupo que apresenta peças que buscam recriar as técnicas das interpretações do passado e com a Mostra_DeArtes: reflexão e experimentação em exposição coletiva do Curso de Artes Visuais da UFPR. Para Marcia, essa parceria “fortalece a integração entre as Universidades”.

 

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a participação da instituição na 75ª Reunião Anual da SBPC foi bastante significativa, “porque a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência congrega pesquisadoras/es de todo país, dentre as/os quais, orgulhosamente destaco professoras/es e estudantes da nossa Universidade. Para mim, foi especialmente emocionante, a fala da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos aos congressistas na abertura do evento, dada a sua trajetória como mulher e produtora de conhecimento científico em universidade pública".

Em sua conclusão, enfatiza e agradece a participação “de nossas equipes de pesquisadoras/es e seus projetos, das equipes de Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), Extensão e Cultura (Proec), Pesquisa e pós-graduação (PRPPG) e a condução na organização de nossa participação no evento pela Pró-reitora Andréa Sério Bertoldi. O evento foi fundamental para destacar a força científica do Ensino Superior paranaense”, finaliza.

 

Sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC

A 75ª Reunião Anual da SBPC é o maior evento científico da América Latina. Por conta de sua magnitude, recebeu aproximadamente 220 atividades, 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando a engajar e inspirar especialmente o público jovem. O evento reuniu ministros de Estado, representantes do Governo Federal, especialistas e personalidades de diversas áreas para discutir o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Para mais informações, acesse o site sbpc.ufpr.br.