Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar oferece três oportunidades de intercâmbio para estudantes e docentes

Unespar oferece três oportunidades de intercâmbio para estudantes e docentes

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 20/09/2023 15h41 última modificação: 20/09/2023 15h41

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas para três oportunidades de intercâmbio: Estágio de Pesquisa Mitacs Globalink, o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila) Presencial 2024-1 e o Pila Virtual 2024-1. As vagas são destinadas a estudantes e docentes efetivos da Unespar.

O Mitacs Globalink segue com inscrições até amanhã (21), por meio do link disponível abaixo, e está sendo disponibilizado por meio da parceria estabelecida com a Fundação Araucária. A iniciativa permite o intercâmbio de estudantes brasileiros em mais de 70 universidades canadenses com oferta de cursos em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Agricultura/Agronegócio, Agronomia, Biotecnologia, Sistema de informação, Saúde e Ciência e Tecnologia. Para participar, o/a estudante deve estar realizando uma pesquisa científica ou tecnológica, como PIBIC/PIBIS/PIBIT, fazer parte de um grupo de pesquisa ou projeto de extensão, ou fazer parte de um Programa Educacional Tutorial.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

O Pila Presencial 2024-1 está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro, por meio do link disponível abaixo. O Programa é voltado a estudantes de graduação e docentes efetivos da Unespar. A Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) receberá o/a estudante e o intercâmbio durará um semestre letivo. Já a Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), campus Palmira, receberá docentes e o intercâmbio durará 20 dias. Cada modalidade está oferecendo uma vaga. Reciprocamente, a Unespar receberá um/a estudante de graduação e um/a docente dessas mesmas instituições e cobrirá seus custos de hospedagem e alimentação.

O Pila Presencial baseia-se no princípio de reciprocidade, reconhecimento acadêmico e isenção de taxas de ensino, se aplicável. Em todas as categorias de mobilidade presencial, as instituições de ensino anfitriãs cobrirão os custos de hospedagem e a alimentação dos/as intercambistas, sete dias por semana. Demais custos, como passagem (aérea/terrestre), emissão do visto (se aplicável), seguro saúde, entre outros, ficam a cargo do/a estudante e do/a docente selecionados/as. Este é o primeiro ano que a Unespar participa do Pila Presencial.

ORIENTAÇÕES SOBRE O PILA PRESENCIAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES PILA PRESENCIAL CLIQUE AQUI

O Pila Virtual 2024-1 também está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro, por meio do link disponível abaixo. O Programa é voltado para estudantes da graduação e da pós-graduação da Unespar. As vagas são para cursar disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai, durante o 1º semestre letivo de 2024. Para se candidatar, é necessário ter sido aprovado/a em no mínimo 20% do curso que frequenta na Unespar e seguir as demais orientações disponíveis. As disciplinas virtuais que forem cursadas poderão constar no histórico escolar do/a estudante.

ORIENTAÇÕES SOBRE O PILA VIRTUAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES PILA VIRTUAL CLIQUE AQUI

Para mais informações sobre Mitacs Globalink, Pila Virtual e Pila Presencial, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, pelo e-mail mobilidade@unespar.edu.br.