Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 26/03/2024 08h59 última modificação: 26/03/2024 09h09

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre as instituições de nível superior participantes da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, a ser realizada entre os dias 3 e 4 de abril, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

O evento, organizado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), é gratuito e objetiva estimular o desenvolvimento socioeconômico sustentável com base no conhecimento. As inscrições podem ser feitas aqui.

Sob o tema “Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, a conferência tem o propósito de promover a participação cidadã com o intuito de subsidiar a formulação de políticas públicas para a consolidação e a expansão do fomento científico, tecnológico e de ecossistemas de inovação paranaenses.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unespar, Carlos Alexandre Molena Fernandes, “a participação de professores e estudantes na 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é importante para debater políticas públicas para incentivo e fomento à pesquisa, à ciência e inovação. Esse é um espaço importante para uma discussão qualificada em prol do desenvolvimento sustentável, regional e de promoção à qualidade de vida da população”, explica.

O evento conta com as parcerias da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FA) e da UTFPR. No âmbito nacional, a conferência tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, segmento produtivo empresarial e terceiro setor, a Seti preparou uma programação colaborativa com instituições públicas e privadas das áreas de educação e pesquisa, além de ambientes promotores de inovação e organizações da sociedade civil.

A expectativa da organização é reunir 400 participantes de todas as regiões do Paraná a partir de sete eixos temáticos: financiamento e a gestão da pesquisa e inovação; formação de recursos humanos qualificados; reindustrialização e incentivo para inovação nas empresas; programas e projetos estratégicos; defesa, valorização e difusão científica e tecnológica; desenvolvimento social e inclusão; e juventude.

150 lideranças da comunidade científica conduzirão as deliberações da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, enriquecendo, durante os dois dias de evento, discussões com ênfase nos avanços e desafios da área da ciência, tecnologia e inovação do estado. Os grupos de trabalho da conferência reúnem, ainda, mais de 20 relatores e moderadores, que atuarão na articulação das sugestões de propostas.

O secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a relevância do evento para a democratização da ciência. “As conferências representam uma ação multissetorial e um espaço de diálogo aberto e plural para que as políticas públicas nessa área estejam alinhadas com as demandas e prioridades da sociedade, respondendo aos desafios e oportunidades do estado, da região e do país, de forma eficiente e eficaz na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador”.

No primeiro dia do evento, além dos grupos de trabalho, está programado um painel com representantes do governo sobre a área de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. No dia seguinte, o destaque será uma palestra sobre oportunidades de cooperação internacional, ministrada por Dhallys Mota Nunes, jurista e oficial de políticas de ciência, tecnologia e inovação da União Europeia para o Brasil.

O relatório da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná será a base preparatória para a equivalente regional Sul, prevista para os dias 25 e 26 de abril, também em Curitiba e contando com participantes e propostas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em todo o País, os eventos estaduais e regionais do setor antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), a ser realizada pelo MCTI, entre 4 e 6 de junho, em Brasília. Os documentos reunidos nos eventos regionais devem contribuir para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2024-2030.

A conferência estadual deste ano envolve ampla gama de instituições de ensino superior. Além da Unespar e da anfitriã UTFPR, estarão presentes: Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).