Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de lançamento de Programa de Extensão Universitária da Itaipu

Unespar participa de lançamento de Programa de Extensão Universitária da Itaipu

Geral, Extensão

por publicado: 08/05/2024 13h29 última modificação: 08/05/2024 13h29

No dia 03 de maio, sexta-feira, docentes e agentes universitários(as) da Unespar participaram do evento de lançamento do Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial. O evento de assinatura do convênio entre a Itaipu Binacional e as Instituições de Ensino Superior ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial é uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), e os projetos deverão ter ações relacionadas aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Edital conta com recursos de 24 milhões de reais e prevê o financiamento de 200 projetos de extensão, com a concessão de bolsas e aquisição de insumos e equipamentos. O investimento atenderá Universidades Federais e Estaduais do Paraná e parte do Sul do Mato Grosso do Sul.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Darc Cardoso, o programa contribuirá para o desenvolvimento e crescimento dos projetos de extensão da Unespar. “A extensão tem sido objeto de atenção por parte das agências de fomento e também de outras organizações, considerando seu potencial de diálogo com a comunidade onde os projetos são desenvolvidos. No caso desse Edital, a Unespar pode concorrer ao financiamento considerando projetos que já estão em andamento que atendem os requisitos solicitados, como também está apta a propor novos projetos que cumpram os requisitos e promovam uma integração maior entre a universidade e a comunidade. Destaco, ainda, o diálogo permanente com a pesquisa, tão necessário para cumprir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que as ações de extensão a serem propostas devem estar vinculadas à curricularização da extensão, evidenciando a relação direta da extensão com o ensino”, afirma Rosimeiri.

Para a submissão das propostas, a PROEC, por meio da Diretoria de Programas e Projetos de Extensão encaminhou comunicado a todos os professores via e-mail, indicando algumas questões importantes para serem observadas na proposição das ações de extensão, bem como o link para o Edital completo e colocando-se à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

registrado em: , ,