Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do Inove SIAPAR 2024

Unespar participa do Inove SIAPAR 2024

por publicado: 04/04/2024 11h32 última modificação: 04/04/2024 11h32

Na última terça-feira, dia 2 de abril, aconteceu o Inove SIAPAR 2024, promovido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR e o Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com o apoio institucional do Sebrae/PR.

A programação teve como foco os novos negócios e as oportunidades proporcionados pelas tecnologias e os processos de produção da indústria do audiovisual, com destaque para a importância da formação de novos artistas criadores e técnicos para assumirem a vanguarda das novas produções realizadas no estado.

A Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, foi uma das convidadas para o painel que abordou o ensino de cinema e audiovisual nas universidades, no qual destacou a importância do Curso de Cinema e Audiovisual, prestes a completar 20 anos de funcionamento, para o cinema paranaense e brasileiro. A Reitora fez um panorama sobre a Unespar e suas características multicampi e multirregional, enfatizando sobre seus 76 Cursos de Graduação e 14 Programas de Pós-Graduação. Também destacou que a Unespar é uma das raras universidades públicas  que  oferece cursos de graduação em todas as áreas artísticas, e quatro Programas de Pós-Graduação, nível de mestrado, em Artes, Artes Visuais, Cinema e Artes do Vídeo e em Música.

A produção audiovisual paranaense vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, onde ocupa a quinta posição do país em número de produtoras registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), é o quarto em quantidade de CPBs (Certificado de Produto Brasileiro – documento concedido à obra audiovisual não-publicitária brasileira) e está na segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de um título que assegura e autoriza a obra a ser comercializada e veiculada no Brasil).