Geral
Unespar participa do Seminário Estadual de Coordenações de Cursos de Graduação do Paraná
Geral, ensino
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou, entre os dias 29 e 31 de outubro, do Seminário Estadual de Coordenações de Cursos de Graduação do Paraná, edição Licenciaturas, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento reuniu representantes da SETI, do Conselho Estadual de Educação, do Fundo Paraná e das sete universidades estaduais paranaenses, com o objetivo de discutir os desafios e as perspectivas da formação superior no estado.
A Unespar contou com uma comitiva, composta por 43 participantes, contando com a presença da reitora, professora Salete Paulina Machado Sirino, do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Antonio Marcos Dorigão, da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Darc Cardoso, além das direções da Prograd e das coordenações dos cursos de licenciatura dos sete campi instituição, que representaram a instituição nos debates, grupos de trabalho e apresentações realizadas ao longo dos três dias.
Os participantes contaram com uma programação diversificada, que incluiu palestras e painéis sobre temas relevantes para o ensino superior. Entre os assuntos abordados estiveram os desafios do sucesso acadêmico, as propostas para as licenciaturas, os documentos regulatórios da educação superior, o perfil dos estudantes universitários, as práticas de ensino flexível e as estratégias de acolhimento para melhoria do desempenho discente.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da Unespar, professor Antonio Marcos Dorigão, que coordenou um dos grupos de trabalho do Seminário, a participação expressiva da universidade reflete o compromisso institucional com a melhoria contínua da graduação. “A organização e articulação da Prograd para participação neste seminário reforça nosso empenho em fortalecer os cursos de licenciatura da Unespar, promovendo trocas de experiências e a construção coletiva de políticas que contribuam para a qualidade da formação docente na instituição”, destacou Dorigão.
A reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, também enfatizou a importância do evento como espaço de integração entre as universidades estaduais. “O seminário demonstra a relevância da atuação conjunta das nossas instituições, que compartilham desafios e constroem soluções de forma colaborativa. A Unespar se orgulha de participar ativamente desse processo, reafirmando seu compromisso com a educação superior pública de excelência”, afirmou.
O encontro foi marcado por momentos de troca, planejamento e fortalecimento das políticas voltadas à formação superior, reafirmando o papel estratégico das universidades estaduais na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e social do Paraná.




