Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar registra sua primeira patente

Unespar registra sua primeira patente

por Marina Santos Daum publicado: 03/03/2021 11h32 última modificação: 05/07/2022 08h29

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), registra sua primeira patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.  A conquista da patente veio através do produto “polímero de Amido Hidrofóbico, Processo para obtenção do mesmo, Composição, Processo para obtenção da composição, Método de Revestimento e Uso do Polímero de Amido Hidrofóbico”.

O pedido da patente ocorreu em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como resultado o trabalho dos professores doutor Fernando Henrique Lermen (Unespar campus de Paranaguá), doutora Tânia Maria Coelho, mestre Nabi Assad Filho (Unespar campus de Campo Mourão), pós-doutor José Luis Duarte Ribeiro (UFRGS) e pós-doutora Márcia Elisa Soares Echeveste (UFRGS).

De acordo com o professor do curso de Engenharia de Produção da Unespar no campus de Paranaguá, doutor Fernando Henrique Lermen, essa invenção pertence aos campos da química e da engenharia e a sua tecnologia permite “aumentar o tempo de vida útil de perecíveis”.

Núcleo de Inovação Tecnológica

A inovação tecnológica dentro da Unespar começou a ser organizada em 2019 quando o NIT foi criado, com fomentos da Fundação Araucária, através de uma proposta coordenada pela professora doutora Roselis Natalina Mazzuchetti.

Em 2020, com aprovação do regulamento pelas instâncias superiores da Unespar, a coordenação geral passou a ser ocupada pelo professor doutor Sebastião Cavalcanti Neto tendo na equipe de gestão representantes de todos os Centros de Área e campi da Universidade. “Hoje o NIT conta com uma estrutura física e humana para o desenvolvimento de suas atividades”, destaca o Cavalcanti.

O NIT atua em três frentes prioritárias: Comitê de Propriedade Intelectual; Comitê de Parque Tecnológico e Comitê de Transferência de Tecnologia. A estrutura física central está localizada no campus de Paranaguá, mas já conta com espaço físico nos campi de Apucarana e Campo Mourão.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo