Geral
Unespar tem participação expressiva no Festival de Teatro 2025
geral
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) teve uma participação muito expressiva na 33ª Edição do Festival de Teatro de Curitiba, realizado de 24 de março a 6 de abril. Foram mais de 350 atrações distribuídas em 70 espaços de Curitiba e região metropolitana.
Segundo a diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay, “a FAP teve, nesse ano, a participação mais expressiva, com 20 atividades, entre espetáculos, oficinas e rodas de conversa, que evidenciaram a força criativa e o compromisso formativo da instituição.” A diretora reforça que com a presença marcante no Festival, “a FAP reafirma seu papel de destaque na cena artística curitibana e brasileira, demonstrando a excelência de seus cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro, que formam artistas, professoras e professores de grande relevância para a sociedade.”
Para a professora Nadia Moroz Luciani, coordenadora do curso de Bacharelado em Artes Cênicas, o Festival tem um peso muito importante principalmente para os alunos. A docente explica por que a realização do maior festival de teatro do Brasil, em Curitiba, representa uma “incrível” oportunidade para estudantes de teatro e artes cênicas: “Normalmente as pessoas precisam se deslocar de suas cidades, o que acontece a um custo bem alto, para poder participar de eventos como esse, então, é uma sorte poder participar estando em casa. Todos os anos liberamos as turmas para acompanhar as atividades do festival e a maioria, além de assistir espetáculos, também trabalha com monitoria, produção e, eventualmente, atuação em espetáculos, seja em atividades técnicas de criação e montagem nos bastidores ou em cena.”
Grazy Carvalho, estudante do 1° ano do Bacharelado em Artes Cênicas, é um exemplo de quem está aproveitando ao máximo a programação do Festival. Além de atuar em quatro peças (Frozen e As Princesas, As Aventuras de Chaves no Teatro, Divertidamente e Histórias Infantis para Adultos) pela Companhia Saltimbancos, também trabalhou como sonoplasta nas peças Como Conquistar uma Mulher sem Dinheiro, Sem Carro e Desempregado em Curitiba, As Mentiras que Os Homens Sempre Contaram e Ex-trago a Pessoa Amada em Três Dias Sem Troca e Sem Devoluções.
O exemplo de Grazi prova o entendimento da professora Nadia: “Participar do Festival é uma grande chance para o aluno conhecer melhor o meio em que pretende trabalhar depois de concluir o curso, mas representa, principalmente, uma ocasião para assistir os melhores espetáculos e produções que circulam pela cidade e pelo país. Com o objetivo de estimular a participação e um maior aproveitamento do festival, buscamos propor trabalhos de análise e exploração dos espetáculos assistidos vinculados às diferentes disciplinas do curso, o que gera importantes debates e muito material para as aulas.”
A docente Marcia Sabina Rosa, coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro, também acredita que essa foi a participação mais expressiva da Unespar no Festival.
Ela conta que o curso de Licenciatura em Teatro marcou presença na Mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba de 2025, com três espetáculos produzidos em parceria entre professores(as) e estudantes. “No dia 26 de março, foi apresentada ‘A Neta do Sol’, com direção da professora Luciana Barone, que enfoca o mito de Medéia, a partir de textos clássicos e contemporâneos, para abordar temas relativos à mulher. No dia 27 de março, a peça ‘Infortuna Partida’, dirigida pela professora Natacha Dias, provocou o público pelo improviso. E no dia 28, encerrando a participação, ‘SI[nó]S, sobre Si e sobre Nós’, dirigida pelo professor Fábio Nunes Medeiros, levantou reflexões sobre a existência.” A professora completa dizendo que “as apresentações reafirmaram o talento e o compromisso artístico e pedagógico do curso, contribuindo com a diversidade estética e temática da Mostra. A participação de estudantes evidenciou o vigor da cena teatral universitária.”
Outra participação da Universidade no Festival se deu com a 3ª Edição da Mostra Fexo, que tem a coordenação a professora Marcia Cristiane Dall'Oglio de Moraes, docente do colegiado do Bacharelado em Artes Cênicas e Diretora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Conforme ela, a oportunidade "consolida um espaço de difusão e visibilidade da produção artística dos novos profissionais egressos do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade."
Marcia Cristiane revela que a participação foi extensa com sete espetáculos, oito oficinas e duas rodas de conversa, protagonizada pelos egressos, e que a Mostra Fexo segue fortalecendo um lugar de inserção, desses jovens artistas pesquisadores, na cena local e nacional.
A docente defende que “a possibilidade de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano de formação significa inaugurar novos encontros com o público e proporcionar o amadurecimento das obras cênicas que poderão seguir realizando novas temporadas e participando de outras mostras e festivais.”
Outro importante eixo da Mostra Fexo, conta Marcia Cristiane, é o estabelecimento de um espaço formativo para a prática da produção cultural destinado a estudantes e egressos do Bacharelado em Artes Cênicas, “oportunizando uma experiência em todas as etapas da produção para a realização uma mostra de teatro.”
A Mostra Fexo, finaliza, “se insere numa política para os egressos de Artes Cênicas da Unespar e cria mais um espaço de partilha de saberes e fazeres artísticos e culturais entre a universidade e a comunidade”, conclui.