Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar, UFPR e INTEC assinam convênio com Universidade da República Dominicana

Geral

Unespar, UFPR e INTEC assinam convênio com Universidade da República Dominicana

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 25/11/2021 09h45 última modificação: 05/07/2022 08h30

Nessa terça-feira (23), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Tecnológico de Santo Domingo (INTEC), da República Dominicana, assinaram um Termo de Convênio. A parceria permitirá intercâmbios acadêmicos entre as universidades, envolvendo atuações em laboratórios de pesquisa, estágios de pesquisadores e intercâmbios estudantis, com pesquisas voltadas para o meio ambiente. A cerimônia aconteceu no Gabinete da Reitoria da UFPR, com a presença da Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, o Ministro do Meio Ambiente, Orlando Jorge Mera e o Cônsul da Republica Dominicana em São Paulo, John Hazim Albainy, entre outras autoridades brasileiras.

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o acordo “objetiva promover o desenvolvimento científico e tecnológico, fomentar a pesquisa e a difusão do conhecimento científico, estando em consonância com a missão da Unespar, como instituição pública de ensino superior. Ressalto a importância deste acordo no âmbito da internacionalização das instituições acadêmicas latino-americanas, em favor do desenvolvimento  socioeconômico e cultural de nossos países”.

Como a República Dominicana tem buscado auxilio com as universidades paranaenses para pesquisar os riscos de desastres, a adaptação às mudanças climáticas, a conservação da fauna marinha, o manejo de algas e a preservação florestal, a diretora do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Unespar, Danyelle Stringari, acredita que esse estreitamento de relações “seja essencial para o desenvolvimento da nossa instituição e na formação de uma geração mais integrada com as questões econômicas e socioambientais da zona costeira”.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, Nadia Moroz Luciani, ressalta que este acordo firmado entre o INTEC, a UFPR e a Unespar, reconhece “o valor do CEPED como instituição academicamente vinculada à Universidade e sua contribuição para o aprimoramento, a pesquisa e a conscientização socioambiental das comunidades acadêmica e externa. As muitas possibilidades de projetos, colaborações e aprendizados mútuos deste convênio permitirão tanto às Instituições de Ensino Superior do Paraná quanto da República Dominicana um relevante avanço nas ações e práticas de proteção e prevenção ambiental das suas respectivas regiões”.

Assinaram o termo, que seguirá pelo correio para assinatura do INTEC, a Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e o Ministro do Meio Ambiente da Republica Dominicana como testemunha. Participaram também da cerimônia a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz; o Ministério de Relações Exteriores da Embaixada da República Dominicana, Marino Lacay; Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge; o Ministro do Meio Ambiente, Orlando Jorge Mera; o Cônsul da Republica Dominicana em São Paulo, John Hazim Albainy; o assessor de relações internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Luiz Mascarenhas; o Diretor de Relações Internacionais da UFPR, André Duarte; o presidente da Câmara Técnica Estadual de Gerenciamento Costeiro (GI-GERCO), Daniel Haeur Queiroz Telles e o Assessor Especial da Reitoria da Unespar, Marcos Camargo.