Geral
Universidades do Brasil, Angola, Argentina e Moçambique realizam abertura da segunda edição de Pós-Graduação Internacional
Geral, Ensino
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com a Universidade de Luanda (UniLuanda), de Angola, a Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA), da Argentina, e a Universidade de Licungo (UniLicungo), de Moçambique, realizou o Seminário de Abertura da II Edição da Pós-Graduação Internacional Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique.
O seminário contou com a participação de autoridades acadêmicas e representantes das instituições parceiras. A abertura foi realizada pela Reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das relações acadêmicas internacionais. Também participaram o Magnífico Reitor da Universidade de Licungo (UniLicungo), professor doutor Boaventura Aleixo, acompanhado da professora Amélia Paulo Lubrino, chefe do Gabinete de Relações Internacionais da instituição. A Universidade de Luanda (UniLuanda) foi representada pelo professor doutor Rómulo Rosa, Assistente do Reitor para Cooperação, Intercâmbio e Parcerias, em representação do Magnífico Reitor, professor doutor Alfredo Gabriel Buza. Já a Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA) foi representada pelo professor doutor Johan López, Director General de Posgrado, em representação da Vice-Reitora, engenheira María Eugenia de San Pedro.
A coordenação geral da Pós-Graduação Internacional está sob responsabilidade da professora doutora Áurea Andrade Viana, da Unespar, que conduz a articulação acadêmica entre as quatro instituições parceiras. A coordenação conta também com a participação dos professores Jorge Kulemeyer, da Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA), Argentina; Rómulo Rosa e Ruth Ferreira, da Universidade de Luanda (UniLuanda), Angola; e Mário Silva Uacane e Queran Narandas Esmael, da Universidade de Licungo (UniLicungo), Moçambique. O projeto é resultado de uma construção coletiva, que reúne docentes, pesquisadores e gestores em torno de uma proposta de formação, intercâmbio de conhecimentos e cooperação internacional.
As primeiras articulações entre as universidades tiveram início em 2023, envolvendo reitorias, setores de relações internacionais e professores das instituições parceiras. Esse processo resultou na criação de uma especialização internacional, consolidando uma experiência de cooperação entre universidades africanas e sul-americanas.
A primeira edição representou um importante passo nessa trajetória, com a participação de estudantes e professores dos quatro países e a produção de trabalhos de pesquisa desenvolvidos com a orientação dos docentes. A segunda edição deu continuidade a essa experiência e ampliou as oportunidades de intercâmbio acadêmico.
Formação e construção compartilhada de conhecimentos
A especialização é ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD), em nível de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 360 horas, distribuídas em sete módulos.
O curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre as diversidades históricas, culturais, naturais e socioeconômicas de Angola, Argentina, Brasil e Moçambique. A proposta contempla debates sobre as conexões entre esses territórios, suas identidades e experiências sociais, incentivando pesquisas intercontinentais e projetos que contribuam para o desenvolvimento conjunto.
Mais do que apresentar diferentes realidades, a formação propõe reconhecer os conhecimentos produzidos em cada contexto, promover o pensamento crítico e construir novas perspectivas a partir do diálogo entre diferentes experiências.
Internacionalização e cooperação Sul-Sul
A Pós-Graduação constitui uma estratégia de internacionalização do ensino superior fundamentada na cooperação Sul-Sul, fortalecendo as relações acadêmicas entre países africanos e sul-americanos.
Entre as perspectivas da parceria está a ampliação das redes de pesquisa e a construção de condições institucionais para, futuramente, desenvolver um programa de pós-graduação stricto sensu envolvendo as universidades participantes.
Para a reitora Salete Paulina Machado Sirino, a iniciativa representa um dos grandes projetos da Universidade, especialmente por sua contribuição à valorização das identidades culturais e da diversidade histórica, geográfica e social dos países envolvidos. A Reitora destacou os desafios de uma construção acadêmica que reúne diferentes instituições e realidades, mas também a satisfação de compartilhar conhecimentos e experiências, promovendo a interação entre as comunidades acadêmicas e fortalecendo relações que aproximam os países e suas universidades.
Para o Reitor da Universidade de Licungo (UniLicungo), professor Boaventura Aleixo, integrar o programa representa uma oportunidade de contribuir para algo maior: a construção de redes capazes de aproximar pessoas, unir conhecimentos e mobilizar esforços em favor do bem-estar da humanidade. O Reitor enfatizou que a capacidade de reunir pessoas, estabelecer conexões e trabalhar conjuntamente por objetivos comuns é fundamental para a construção de um mundo melhor. Nesse sentido, destacou que a parceria entre Brasil, Argentina, Angola e Moçambique constitui um belo exemplo de cooperação, demonstrando como a união entre instituições, povos e diferentes culturas pode contribuir para a humanidade.
Com a segunda edição, as quatro universidades reafirmaram o compromisso com uma internacionalização construída a partir do reconhecimento da diversidade, da valorização dos conhecimentos e da cooperação entre instituições e sociedades. Uma experiência que busca aproximar países, fortalecer vínculos acadêmicos e ampliar as possibilidades de produção científica compartilhada.




