Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva

VI Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva

Geral, Ensino

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2017, ocorreu nas dependências do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e no Centro Cultural do Portão, em Curitiba, a sexta edição do Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva, iniciativa do Curso de Cinema e Audiovisual do Campus de Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A edição montou mesas de debates que contaram com a presença do advogado paulista André Armani, especializado em direito autoral, da produtora e professora Cláudia da Natividade, da pesquisadora em educação e cinema da USP, Marília Franco, e da pesquisadora da Universidad Católica del Uruguay, Julieta Etchessary, que versaram sobre assuntos relativos à propriedade intelectual, preservação audiovisual e história do cinema paranaense, entre outros temas de interesse para o mercado cinematográfico nacional e internacional.

Os sete Simpósios oferecidos ao longo dos três dias do VI Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva produziram cento e uma comunicações de pesquisas nas áreas de cinema, audiovisual, videografia, fotografia, games e tecnologias digitais aplicados ao design gráfico, apresentadas por graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Nesta edição, também foram apresentados trabalhos relativos à aplicação do audiovisual na educação, fazendo frente a uma enorme demanda proveniente de professores e alunos das redes públicas e privadas, tendo em vista a aplicação das tecnologias digitais na escola.

Em paralelo com as mesas, funcionaram as mostras cinematográficas. A Mostra do II Festival do Curta Mobile (sob a coordenação do Prof. Hertz Wendel, UFPR), encerrou-se com premiação aos vencedores e a promessa de parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, para construir ferramentas pedagógicas com a utilização de tecnologia audiovisual acessível a professores e alunos do ensino fundamental e médio.

Esta sexta edição do Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva contou em sua organização e gestão, com a colaboração dos agentes universitários Juciene Cachione, Gláucia Orlandini e Hélio Sauthier; com o apoio estratégico da equipe de alunos-monitores, coordenada por Nicole Loiola e Odair Rodrigues; com ação de comunicação e site, desenvolvidos pelo Professor Tiago Alvarez; com a organização da Mostra Cine Egresso, pelo Professor Fernando Severo, Mostra o Seu que Mostro o Meu, pelo Professor Fábio Allon e pelo Centro Acadêmico Zé do Caixão – CAZÉ; com as mediações das Mesas de debates, pelos Professores Salete Sirino, Solange Stecz, Fernando Severo, Cristiane Wosniak e Eduardo Baggio; com os sete Simpósios organizados pelos Professores Juslaine de Abreu Nogueira e Eduardo Baggio, e com a coordenação geral administrada em parceria pelos Professores Solange Stecz, Salete Sirino e Marcos H. Camargo.

Apoio: Campus de Curitiba II, da UNESPAR, Universidad Católica del Uruguay, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Fundação Araucária.