Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar de Apucarana tem um projeto que presta assessoria para solucionar questões do imposto de renda?

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 10/04/2024 14h08 última modificação: 10/04/2024 14h08

Trata-se do projeto de extensão “Assessoria Tributária para Docentes, Agentes Universitários, Acadêmicos e Comunidade em Geral”, coordenado pelo professor Antonio Manoel Conceição, do colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Apucarana.

A primeira oferta do projeto aconteceu em março de 2012. “De lá para cá, não parou mais por causa da demanda, que apesar de ser variada, é sempre constante”, revela o coordenador, que conta com a participação do professor José Antonio Mori, do mesmo campus e colegiado, para prestar atendimento.

Conceição acrescenta que o atendimento se dá por meio de assessoria a pessoas físicas e pela realização de cursos de imposto de renda para os docentes. E explica um pouco mais sobre a finalidade do projeto: “Se propõe a promover o conhecimento, apresentando a forma adequada de cumprir as obrigações tributárias relativas ao imposto de renda das pessoas físicas, considerando o melhor aproveitamento dos benefícios por meio de elisão fiscal.”

“Em uma compra ou venda de bens móveis ou imóveis orientamos quanto aos procedimentos necessários a fim de atender à legislação própria, fazemos as declarações de ajustes anuais e acompanhamos a existência de possíveis pendências posteriores. Quando necessário retificamos declarações de anos anteriores a fim de liberar restituições quando existem. Também assessoramos as pessoas que desejam fazer suas inscrições como Microempreendedor Individual (MEI). E ainda realizamos cursos sobre a legislação do imposto de renda das pessoas físicas para docentes da universidade”, detalha sobre os principais atendimentos do projeto.

Com base nos dados enviados pelo coordenador, desde a primeira vigência, o projeto atendeu uma média de 60 pessoas da região norte do Paraná, contando com os acadêmicos que frequentam os cursos de graduação. A faixa etária de quem busca a assessoria está entre 25 e 70 anos, sendo o público dividido igualitariamente entre homens e mulheres.

É a Unespar firmando seu compromisso de integração e colaboração com a comunidade.

Universidade Estadual do Paraná. É pública! É gratuita! É sua!