Geral
Você sabia que a Unespar tem dois projetos que promovem, por meio do canto, uma educação musical e vocal inclusiva, para atender mulheres 50+?
geral, extensão
São os projetos de extensão Coral Vivarte Belas, que tem na coordenação a docente Lúcia de Vasconcelos, e o Belas Mulheres na Maturidade – Educação Musical através do Canto Coral, com a coordenação da docente Valeria Rossetto Nunes, ambos do Colegiado de Canto, do campus de Curitiba I/Embap. Os projetos existem desde setembro de 2024 e desde o início atenderam exclusivamente 60 mulheres de Curitiba e região metropolitana. As equipes, desde coordenação, docentes, monitores e participantes, são compostas apenas por mulheres.
Segundo a coordenadora Lúcia, o objetivo o projeto é “a criação de um grupo vocal feminino voltado para mulheres 50+, com uma abordagem pedagógica e artística que valorize sua bagagem cultural e as represente no contexto social. Visamos promover uma educação musical e vocal inclusiva, equitativa e de alta qualidade”. A motivação para planejar o projeto, conforme ela, “veio da vontade de promover um espaço para a mulher madura se expressar artisticamente e socialmente.”
Lúcia explica que o projeto oferece aulas semanais de técnica vocal, ministradas por ela e pelos alunos do Centro de Música, com foco na aplicação técnica em repertório coral a duas ou três vozes. Além disso, estão previstas apresentações, especialmente para públicos de perfil semelhante, “como parte da iniciativa de promover a igualdade de gênero e a representatividade”, revela.
Seguindo a mesma linha, a docente Valeria esclarece que em relação ao projeto que ela coordena, o objetivo é “criar um grupo de educação musical através do canto em conjunto, voltado para mulheres na faixa etária dos 50 anos e terceira idade, com uma abordagem pedagógica e artística, valorizando a bagagem cultural e as idiossincrasias do contexto social de cada uma”. E completa acrescentando que o projeto também visa promover “uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promover inclusão, valorização e empoderamento feminino, assim como combater o etarismo.”
Valéria conta ainda que a motivação para criar o projeto veio do “desejo de valorizar a mulher com cinquenta anos ou mais, através do fazer musical coletivo, em um grupo que produza música com qualidade e boa convivência social.”
Conforme Valeria, o projeto funciona também com encontros semanais junto com as coordenadoras e monitoras dos projetos parceiros: Belas Mulheres na Maturidade e Vocal Vivarte – Belas. “Nos encontros, as participantes recebem aulas de técnica vocal, teoria e leitura musical e ensaiam um repertório especialmente selecionado para o grupo, para apresentar em público em eventos da universidade e da comunidade com público interessado”, detalha.
Interessadas em participar dos projetos podem fazer contato:
- Coral Vivarte Belas – email lucia.jatahy@unespar.edu.br
- Belas Mulheres na Maturidade – Educação Musical através do Canto Coral - valeria.nunes@unespar.edu.br, aos cuidados da docente Valeria Rossetto Nunes.