Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que faz a conservação e a prática da educação ambiental na Estação Ecológica do Cerrado, em Campo Mourão?

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 05/10/2023 16h48 última modificação: 05/10/2023 16h48

O projeto de extensão, denominado “Conservação e Práticas de Educação Ambiental na Estação Ecológica do Cerrado (ECC) Professora Diva Aparecida Camargo” foi criado no ano passado, e tem na coordenação o docente Oséias Cardoso, do curso de Geografia, do campus de Campo Mourão, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A ECC é uma unidade de conservação classificada na categoria de manejo de Proteção Integral, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC Lei n° 9.985/2000). Desde o início, relata o docente, “a estação ecológica já recebeu a visita de cerca de 2 mil pessoas interessadas em conhecer as atividades desenvolvidas”.

A proposta do projeto é divulgar, por meio de visitas, o programa de educação ambiental, desenvolvido na ECC, em que a equipe trabalha com temáticas diferentes, tais como a importância das áreas verdes no espaço urbano, a gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva, a gestão de recursos hídricos, entre outros, “todos temas adaptados para diferentes faixas etárias de estudantes, desde o ensino fundamental, médio e até superior”, explica. O coordenador destaca ainda que são os alunos/as de Geografia que atendem a comunidade e fazem todo o trabalho de educação ambiental e manejo do cerrado. De acordo com Oséias, o projeto funciona em parceria com a prefeitura de Campo Mourão e é aberto a todos/as os/as educadores/as, alunos/as, grupos organizados e sociedade em geral, de Campo Mourão e da região.

O coordenador esclarece que a ECC foi criada em 2 de junho de 1993, por meio do Decreto Municipal n° 596. Em 3 de agosto do mesmo ano, a prefeitura de Campo Mourão firmou convênio com a então Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), hoje Unespar, e, juntas, passaram a administrar a área.

Em uma visão mais geral, relata o professor, o programa busca desenvolver a conservação ambiental associada a práticas de educação ambiental na Estação Ecológica, que existe há 30 anos. De uma forma mais específica, as metas do projeto são realizar manejo florestal na EEC, adquirir ferramentas básicas para manutenção e manuseio na Estação, construir espaço adequado para a prática de educação ambiental, voltado a temática de resíduos sólidos, e realizar atividades direcionadas de educação ambiental, junto à sociedade, voltadas às necessidades indicadas por meio de informações coletadas junto à prefeitura.

Interessados em conhecer o projeto podem fazer contato pelos e-mails e pelo telefone: estacaocerrado.campomourao@gmail.com ou oseias.cardoso@ies.unespar.edu.br e (44) 9 9966-6376.