Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que o campus de Apucarana oferece um Cursinho Popular Pré-vestibular?

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 28/09/2023 11h01 última modificação: 28/09/2023 17h44

É o Cursinho Popular Pré-Vestibular, um projeto de extensão vinculado ao colegiado de Serviço Social, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, que tem como coordenador o professor Rodrigo Fessel Sega. Segundo Rodrigo, “o objetivo do cursinho é incentivar e preparar os/as estudantes do ensino médio, em situação de alta vulnerabilidade social, para os vestibulares da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Enem”.

O projeto, relembra o professor, foi idealizado em 2022, mas teve início no começo desse ano, depois de ser aprovado na reunião mensal do colegiado do Serviço Social e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no final do ano passado.

Outro foco do projeto são os/as discentes da Universidade. São eles/as os/as encarregados/as em lecionar as aulas com a supervisão dos/as docentes da Instituição. “Portanto, nós também contribuímos com a formação dos/as nossos/as discentes, pois eles/as são os/as responsáveis pelas aulas, adquirindo experiência de atuação como educadores/as e incentivando a permanência na Unespar”, explica o coordenador.

Rodrigo esclarece que por ser um projeto-piloto, este ano as aulas estão sendo realizadas de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30, com um intervalo de 30 minutos. A proposta é a realização de três aulas por dia, abrangendo temas distintos e com foco em conteúdos chave que costumam aparecer em provas dos vestibulares da Unespar e Enem.

Em termos de apoio, o coordenador conta que diversos professores estão auxiliando os/as alunos no exercício da docência, incluindo a professora Marina Rossi Ferreira, que é a atual vice-coordenadora geral do cursinho. “Além disso, contamos com uma discente contemplada com a bolsa da Fundação Araucária, Bárbara Martins, do curso de Contabilidade, que exerce a função de secretária do cursinho”, explana o docente, que também destaca a participação da prefeitura de Apucarana e do Núcleo Regional de Educação (NRE), que fornecem transporte para os alunos/as de escolas afastadas do centro da cidade e lanche, respectivamente.

O professor reforça que o projeto tem o comprometimento com a democratização do acesso ao ensino superior, com a possibilidade inovadora de atuação dos/as discentes como educadores/as e agentes da mudança engajados/as com causas sociais, em especial a educação popular, com as possibilidades de contribuir para a diminuição da desigualdade social e com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Apucarana, atuando diretamente com os jovens em situação de vulnerabilidade social oriundos das escolas públicas.

Para ser aluno/a, basta estar frequentando o segundo ou terceiro ano do ensino médio, em qualquer escola pública de Apucarana ou região. As inscrições são feitas na secretaria do Cursinho, no campus da Unespar, todos os dias, das 13h às 17h30. Para mais informações, basta acessar o Instagram, onde também é possível responder dúvidas e ouvir sugestões:

INSTAGRAM CLIQUE AQUI

@cursinhopopularunespar