Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que o curso de Ciências Biológicas do campus de Paranavaí criou um canal no YouTube para divulgar conteúdos e aproximar estudantes da comunidade externa?

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 05/09/2023 11h27 última modificação: 05/09/2023 11h34

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do campus de Paranavaí, tem um canal no YouTube que aproxima estudantes da comunidade externa, por meio de vídeos, que abordam temas como, ciências biológicas, sustentabilidade, ecologia, epidemias, aquecimento global, riscos dos anabolizantes, segurança alimentar, hortas orgânicas, revisão de conteúdos do ensino médio, entre outros, e, assim, garantem a veracidade das informações, que hoje são alvo de fake news.

É o canal Biologando Unespar que teve início em março do ano passado, e tem como responsável o docente Paulo Alfredo Feitoza Bohm, do curso de Ciências Biológicas, da Unespar, campus de Paranavaí.

Segundo o docente, o canal é fruto de um projeto de extensão chamado Biologia em Foco: Atualidades da Ciência em Debate, e tem por meta uma maior interação com estudantes do ensino médio, ensino superior e a comunidade em geral. “Todas as atividades desenvolvidas ocorrem com a participação de docentes do colegiado de Ciências Biológicas do nosso campus, porém, os colegiados de Enfermagem e Matemática já desenvolveram atividades junto ao canal”, explica.

“Atualmente, existe uma demanda muito grande no fato das pessoas terem curiosidade com o que está na mídia, acerca das atualidades da ciência, mas há, sempre, uma preocupação se é fake news ou não, se é uma informação correta ou não. A ideia do canal foi para atender essa demanda. Junto a isso, resolvemos motivar os/as estudantes, que vêm para a Unespar e têm sonhos e que utilizam e falam por meio das redes sociais, onde pesquisam tudo. E pensamos, por que não propagar a mensagem da Biologia e a divulgação das atualidades corretas, junto aos/às alunos/as, que sonham em ser youtubers e blogueiros?”, confidencia o coordenador.

Na prática, a meta é fazer as gravações dos vídeos semanalmente. São os próprios alunos que gravam, editam e postam no YouTube, Instagram e TikTok, “que são as redes sociais mais utilizadas por eles atualmente”, completa Paulo, explicando que cada membro do projeto fala sobre um tema, aplicam e já gravam para o canal.

Paulo explana que o projeto tem a vertente digital (canal do YouTube, Instagram e TikTok Biologando Unespar) e também tem a vertente presencial, em que escolhem uma escola e vão até lá falar sobre determinado tema da atualidade, desde que envolva a Biologia.

“Estamos falando de Biologia com os/as estudantes usando uma linguagem interessante para eles/as, para que sejam protagonistas no processo da aprendizagem e para que, por meio do canal, alcancem a comunidade em geral, como grupos de pequenos agricultores de Paranavaí, colégios públicos, em eventos e acabem divulgando o curso de Biologia, considerando que muitos desconhecem sua realidade”, revela.

A postagem do material produzido é feita duas vezes por semana e, hoje, o canal soma 114 vídeos publicados no YouTube. O coordenador reforça que “o foco é divulgar a informação correta das atualidades que estão em destaque no momento e não o sensacionalismo que existe por trás das informações mal colocadas”.

Tudo é feito com grande participação de estudantes e docentes, em todos os processos de planejamento, criação e desenvolvimento. Apesar de o canal ser mais conhecido em Paranavaí, a equipe espera conseguir compartilhar o trabalho com todos os campi da Unespar e onde mais for possível.

“Estamos satisfeitos/as com os resultados alcançados até agora. Em termos de números, tem vídeo educacional com mais de 500 visualizações, tem vídeo no TikTok com mais de três mil visualizações, temos 700 inscritos no canal do YouTube, 619 seguidores no Instagram e 336 no TikTok, um resultado iniciado junto às redes sociais, há 6 meses”, quantifica orgulhoso.

Paulo Alfredo ressalta que a equipe aplica os conhecimentos desenvolvidos e trabalha com a comunidade temas de destaque na mídia nacional. O último foi sobre a febre maculosa (carrapato). “Fizemos um vídeo completo, explicamos tudo acerca da doença como ciclo, sintomas e tratamento, para não ficar nenhuma dúvida sobre o assunto e para evitar sensacionalismo”, esclarece. Paulo prossegue e diz que os atendimentos presenciais nas escolas e asilos são feitos com agendamento e as instituições podem solicitar um vídeo e escolher o tema a ser tratado, que seja de interesse no momento.

Para conhecer melhor o projeto e o canal Biologando Unespar, acesse o link disponível abaixo.

YOUTUBE CLIQUE AQUI

TIKTOK CLIQUE AQUI