Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você Sabia? Salete Machado Sirino é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na Unespar

Geral

Você Sabia? Salete Machado Sirino é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na Unespar

Geral

por publicado: 30/03/2023 09h52 última modificação: 30/03/2023 12h27

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) completa 10 anos em 2023 e para marcar essa data, estamos produzindo uma série de reportagens especiais com personalidades da Unespar e curiosidades importantes para a história da instituição. Hoje trazemos um pouco sobre a vida da nossa reitora, Salete Machado Sirino, a primeira mulher a ocupar este cargo na Unespar.

Salete assumiu a Reitoria em 29 de dezembro de 2020. Sua trajetória em prol da educação vem de muito antes. Doutora em Letras, sua atuação em defesa da Educação Pública teve início em 2003, quando ingressou como docente na rede estadual de ensino. Já no Ensino Superior, Salete atua desde 2007, quando iniciou sua carreira como professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Em 2010 teve início sua trajetória na Faculdade de Artes do Paraná (atual campus de Curitiba II), que a levou ao lugar de destaque que hoje ocupa.

Para ela, ser a primeira mulher a ocupar a Reitoria da instituição é uma grande responsabilidade. "É a prova de que as mulheres, cada vez mais, ampliam seu espaço em todos os lugares", considera. Segundo Salete, a confiança no seu trabalho começou no momento em que a comunidade a elegeu para a Direção do Centro de Área de Artes do campus de Curitiba II/FAP, durante as gestões de 2014/2016 e 2016/2018 e, em seguida, para a Direção Geral do campus. "Cada momento trouxe seus desafios, que agora são ampliados na Reitoria de uma universidade multicampi", salienta. 

A reitora da Unespar explica que a sua trajetória até o cargo máximo da instituição foi construída com base em dois grandes exemplos, sua avó, Maria Isabel Mallmann, e sua mãe, Vitoria Machado. "Minha avó, em sua juventude, foi professora no Rio Grande do Sul e minha mãe que, embora não tenha tido condições de estudar, lutou incansavelmente para que eu pudesse estudar em excelentes escolas públicas", recorda. Salete é a primeira mulher de sua família a realizar dois Mestrados e um Doutorado. "Estas conquistas são muito representativas em minha vida, pois, sendo de família humilde e tendo que trabalhar desde minha infância, sei o que a educação representa", enfatiza.

Na Unespar, além dos cargos administrativos, Salete atua como docente do colegiado de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado Profissional em Artes. Também atuou como coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Artes e respectiva submissão e aprovação, junto à CAPES, do Mestrado Profissional em Artes.

Sua formação acadêmica em Letras complementa sua atuação na área do Audiovisual. "Fui a primeira mulher eleita como Presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC), gestões 2010/2012 e 2012/2014, atuando em defesa de políticas públicas para a produção e difusão do Audiovisual paranaense", conta. Na área do Cinema, atuou em roteiro, direção e produção de filmes em película e em digital, tendo participado de 13 filmes, finalizados e lançados, com destaque para os longas metragens: A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, direção de Jackson Antunes, no qual foi codiretora e coautora da adaptação de texto teatral para cinema; Curitiba Zero Grau, dirigido por Eloi Pires Ferreira, do qual é diretora de Produção; e Travessias, do qual é a roteirista e diretora.

Com toda essa experiência, também já realizou inúmeras orientações de projetos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso de Graduação e Pós-Graduação, com foco no Cinema Brasileiro, abrangendo pesquisas da criação à difusão do cinema nacional. "Todos têm relevância em minha trajetória como pesquisadora do Cinema e Literatura Brasileiros, são espaços em que a gente tem a oportunidade do constante ensinar e aprender", assegura.

Uma apaixonada por Literatura, sua inspiração se baseia na obra de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Já no Cinema, é uma espectadora eclética. "Aprecio diversos gêneros fílmicos de distintas nacionalidades", afirma. No contexto internacional, dentre seus filmes favoritos, estão: "As sufragistas", de Sarah Gabron; "E agora, aonde vamos?", de Nadine Labaki, e "Histórias cruzadas", de Tate Taylor. : "Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos; "São Bernardo", de Leon Hirszman; "Leila Diniz", de Luiz Carlos Lacerda e "Mutum", de Sandra Kogut, "A hora da estrela", de Suzana Amaral.

Fora da vida acadêmica, Salete gosta de passar o tempo principalmente com a família. Casada com Talicio Sirino, seu companheiro há 35 anos, têm três filhos e dois netos. "Com ele compartilho uma trajetória em prol da educação e da cultura brasileira e da crença em um mundo mais humano e justo, no qual o diálogo e o respeito mútuo prevaleçam", comenta. Música também faz parte do seu cotidiano. "Cantoras que aprecio são Mercedes Sosa, Nina Simone e Maria Bethania", lembra a reitora. "A voz musical, política e social de Nina Simone é uma lição de vida", considera Salete.

Além da Unespar, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem uma mulher à frente da Reitoria entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) no Estado. Trata-se da professora Marta Regina Gimenez Favaro que também é membra da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e membra da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Além dos cargos de reitoras, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com uma vice-reitora, trata-se de Gisele Mendes de Carvalho. "O fato de, no momento, duas mulheres ocuparem cargos máximos em duas importantes universidades estaduais e uma mulher ocupar o cargo de vice-reitora em outra importante universidade, demonstra o espaço que as mulheres têm conquistado na vida acadêmica, o que resulta do trabalho realizado em ensino, pesquisa, extensão e em gestão", salienta Salete.

QUER CONHECER MAIS SOBRE O CURRÍCULO DA REITORA? CLIQUE AQUI E ACESSE O SEU LATTES.