Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná abre inscrições em 1ª de abril

Geral

XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná abre inscrições em 1ª de abril

Geral

por Marina Santos Daum publicado: 25/03/2022 14h32 última modificação: 04/04/2022 18h19

Entre os dias 12 e 13 de junho acontecerá o XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está promovendo o processo seletivo, em parceria com a Universidade Estadual do Norte no Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Inscrições entre 1º e 30 de abril.

EDITAL CLIQUE AQUI 

TRANSMISSÃO DO LANÇAMENTO CLIQUE AQUI 

Serão ofertadas seis vagas suplementares, exclusivas para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil, em cada Universidade Estadual e dez vagas suplementares, exclusivas para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil, na UFPR, para ingresso no ano letivo de 2022, em cursos especificados na tabela do Manual do Candidato.

MANUAL DO CANDIDATO CLIQUE AQUI 

Para participar, o/a candidato deve ter concluído os estudos relativos ao Ensino Médio, até a data da matrícula na Universidade; não possuir curso superior; e autodeclarar-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence, ou por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) no caso específico de candidatos que optarem pela UFPR.

As inscrições acontecerão de forma online e por meio da impressão dos documentos, seguindo os procedimentos listados abaixo:

 De forma online

I – Preencher o formulário eletrônico disponível em www.unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena; 

II – Anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, em que conste a sua etnia indígena;

III – Preencher o Questionário Socioeducacional;

IV – Indicar a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção;

V – Indicar outras universidades, como segunda e terceira opções.

 

Documentos impressos

I – Entregar a Ficha de Inscrição preenchida;

II – Entregar a Autodeclaração / Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato em que conste a sua etnia indígena;

III – Entregar o Questionário Socioeducacional preenchido;

IV – Indicar a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção;

V – Indicar outras universidades como segunda e terceira opções.

O/A candidato/a que optar por se inscrever preenchendo os documentos de forma impressa, deverá encaminhá-los por Correio, com data da postagem ou entrega até o último dia do período da inscrição em um dos campi das Universidades que estão participando do Processo Seletivo. Os documentos devem estar em um envelope lacrado indicando XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná – Edital nº. 03/2022-CCCV/UNESPAR – Nome do/da Candidato/a. Para conferir os endereços, acesse o edital.

 

A Prova

Os locais de aplicação de prova respeitarão a localização geográfica de habitação de cada candidato/a, conforme a tabela abaixo. Caso o/a candidato/a não resida nas terras indígenas/municípios elencados, a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) da Unespar e a Cuia indicarão o local apropriado para a realização da prova, respeitando a proximidade das residências. Os/As candidatos/as que não moram no Estado do Paraná realizarão as provas em Curitiba (PR).

A prova será composta por conteúdos básicos do Ensino Médio, conforme descritos no Manual do Candidato. A avaliação será dividida da seguinte maneira:

  • No dia 12 de junho será a Prova Oral de Língua Portuguesa – das 9h às 12h 13h30 às 17h (A Prova Oral será gravada, para fins de instrumento probatório).
  • No dia 13 de junho será prova de Conhecimentos Gerais, com questões objetivas, e Redação, das 13h30 às 18h30.

A realização das provas obedecerá aos protocolos internos de Biossegurança da Unespar e as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, considerando o risco epidemiológico da Covid-19.

O resultado final dos/as aprovados no XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, será divulgado no dia 7 de julho no site unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena. Quanto às matrículas, os/as candidatos/as devem estar atentos/as ao site da Universidade para a qual se inscreveu e conferir os editais de chamamento específicos, com data, local e horário para esse fim.

Para mais informações, leia o Edital e acesse o Manual do Candidato. Em casos não contemplados pelos documentos, envie um email ao endereço cuia@unespar.edu.br.