Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2022 > Brasil e África discutem ações de parceria acadêmica em evento

Brasil e África discutem ações de parceria acadêmica em evento

por Denise Ligmanovski publicado: 04/10/2022 15h34 última modificação: 04/10/2022 15h34

Será realizado, no dia 10 de outubro, o Evento Conexão Brasil-África: Panoramas futuros para a cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e africanas, organizado pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com direito a certificado de participação.

O evento será das 14h às 18h, no formato híbrido, com programação presencial no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, com transmissão online pelo canal ERI Unespar no YouTube.

TRANSMISSÃO CLIQUE AQUI

Na programação constam duas palestras e uma mesa redonda em que serão apresentadas e discutidas ações de parceria entre instituições de ensino superior do Brasil e países do continente africano, bem como possibilidades de futuras ações conjuntas.

O evento é resultado da participação, no 1º semestre de 2022, da diretora do ERI da Unespar, professora Nadia Moroz Luciani e dos professores Alfredo Gabriel Buza e Jardelina Bispo do Nascimento, no curso História e Filosofia do Ensino Superior, na África. A promoção foi do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), ministrado pelo professor do Instituto de Governação, Paz e Liderança (IGPL) de Moçambique, Jamisse Taimo,

Programação:

14h – Abertura

14h20 - Palestra: Fundamentos para Cooperação Sul-Sul entre as Instituições de Educação Superior no Paraná (Brasil) e de Luanda (Angola). Ministrante: Reitor da UniLuanda e do ISCED Luanda, professor Alfredo Gabriel Buza.

15h - Palestra: Processos e Produtos a Partir da Cooperação Brasil (Bahia-Paraná) e PALOP. Ministrantes:  professora da UNEB Jardelina Bispo do Nascimento e professora da IFBA, Catarina Ferreira Silveira.

15h40 – Intervalo

16h - Mesa redonda: Cooperação Sul-Sul. Participantes: professor da Unicentro, Márcio Ronaldo Santos Fernandes, professora da Unespar, Áurea Andrade Viana e palestrantes do evento. Mediação: professora Nadia Luciani, diretora do ERI da Unespar.