Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2022 > Estudante da Unespar apresenta exposição no MuMA

Estudante da Unespar apresenta exposição no MuMA

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 11/07/2022 16h47 última modificação: 11/07/2022 17h22

Nesta quarta-feira (13) chegará ao Museu Municipal de Arte (MuMA), a exposição “Tela Transeunte”, fruto de uma investigação da estudante do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual Do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, Bianca Orsso. As obras retratam pinturas tradicionais e tecnologia, por meio da colaboração entre artistas e pesquisadores/as Denise Bandeira, Luiz Antonio Salgado e Mateus Pelanda. A visitação ficará aberta de 16 de julho a 11 de outubro e a entrada é gratuita.

Nesta exposição que reúne arte, ciência e tecnologia, o público acessa os temas de maneira participativa. Ao se depararem com a tela em exposição, os visitantes terão sua presença captada e seus movimentos em interação, gerando diferentes composições cromáticas. Nessa experiência em tempo real, se combinam também as nuances e lembranças dos diferentes materiais de pintura, parafina, tintas e solventes sobre os suportes tradicionais de arte.

As obras da Tela Transeunte, podem ser definidas como arte híbridas, tema amplamente debatido e apresentado por pesquisadores/as da Unespar e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a 10ª Conferência Internacional Sobre Artes Digitais e Interativas (ARTECH), em Aveiro, Portugal. Tal iniciativa foi fundamental para a realização da exposição.

Completando a programação da Tela Transeunte, acontecerão mesas redondas com participação de pesquisadores/as e artistas, com destaque especial para o dia 31 de agosto em que haverá o debate sobre “Tecnologia e Sociedade: impasses, impactos e impulsos para o futuro”.

O MuMA está localizado em Curitiba, na avenida República Argentina, 3430, em frente ao terminal do Portão. A exposição faz parte da programação do 2° semestre do Museu.