Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar participa de fórum internacional na Itália

Geral

Professor da Unespar participa de fórum internacional na Itália

Geral, Pesquisa

Docente apresentou trabalho sobre como agricultores brasileiros decidem adoção de tecnologias sustentáveis no setor de secagem e armazenamento de grãos
por Fábio Candido dos Santos publicado: 03/09/2025 17h04 última modificação: 03/09/2025 17h04

O docente Fernando Henrique Lermen, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), participou do R&D Management Conference 2025 – Innovation & Biodiversity, fórum internacional de discussão em gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D), realizado de 28 de junho a 2 de julho na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, Itália.

Durante o evento, Lermen, que integra o Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali) do campus de Paranaguá, apresentou o artigo “Consumer decision-making for sustainable innovations: A case of Brazilian farmers from a Bounded Rationality Perspective” (“Tomada de decisão do consumidor para inovações sustentáveis: Um caso de agricultores brasileiros de uma perspectiva da racionalidade limitada”, em tradução livre). 

O estudo analisou o processo decisório de agricultores brasileiros sobre a adoção de tecnologias sustentáveis no setor de secagem e armazenamento de grãos, utilizando a teoria da racionalidade limitada para compreender os impactos do conhecimento prévio, da informação disponível e da consciência ambiental nas escolhas.

A teoria da racionalidade limitada, desenvolvida pelo economista Herbert Simon, defende que a tomada de decisão humana é determinada por capacidades cognitivas, informações incompletas e recursos limitados, levando indivíduos a buscar soluções "boas o suficiente" (satisfação) em vez de buscar a opção "ótima" ou "perfeita".

Elaborado em co-autoria com pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Carlos (UFSCar), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidad Tecnológica del Perú (UTP), o trabalho descobriu que o excesso de informação pode prejudicar a tomada de decisão e que o conhecimento prévio aumenta significativamente a adoção de inovações. O estudo também concluiu que a consciência ambiental influencia em escolhas por soluções integradas, embora tenha efeito limitado em decisões puramente econômicas.

A participação do docente no fórum contou com o apoio da Fundação Araucária (FA), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos, que financiou parte das despesas da missão internacional ao evento. 

A presença da Unespar e do Pali no evento reforçou a internacionalização da pesquisa paranaense, permitindo a troca de experiências com instituições da Europa e América Latina e ampliando as oportunidades de cooperação em projetos conjuntos.