Geral
Professor da Unespar participa de fórum internacional na Itália
Geral, Pesquisa
O docente Fernando Henrique Lermen, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), participou do R&D Management Conference 2025 – Innovation & Biodiversity, fórum internacional de discussão em gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D), realizado de 28 de junho a 2 de julho na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, Itália.
Durante o evento, Lermen, que integra o Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali) do campus de Paranaguá, apresentou o artigo “Consumer decision-making for sustainable innovations: A case of Brazilian farmers from a Bounded Rationality Perspective” (“Tomada de decisão do consumidor para inovações sustentáveis: Um caso de agricultores brasileiros de uma perspectiva da racionalidade limitada”, em tradução livre).
O estudo analisou o processo decisório de agricultores brasileiros sobre a adoção de tecnologias sustentáveis no setor de secagem e armazenamento de grãos, utilizando a teoria da racionalidade limitada para compreender os impactos do conhecimento prévio, da informação disponível e da consciência ambiental nas escolhas.
A teoria da racionalidade limitada, desenvolvida pelo economista Herbert Simon, defende que a tomada de decisão humana é determinada por capacidades cognitivas, informações incompletas e recursos limitados, levando indivíduos a buscar soluções "boas o suficiente" (satisfação) em vez de buscar a opção "ótima" ou "perfeita".
Elaborado em co-autoria com pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Carlos (UFSCar), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidad Tecnológica del Perú (UTP), o trabalho descobriu que o excesso de informação pode prejudicar a tomada de decisão e que o conhecimento prévio aumenta significativamente a adoção de inovações. O estudo também concluiu que a consciência ambiental influencia em escolhas por soluções integradas, embora tenha efeito limitado em decisões puramente econômicas.
A participação do docente no fórum contou com o apoio da Fundação Araucária (FA), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos, que financiou parte das despesas da missão internacional ao evento.
A presença da Unespar e do Pali no evento reforçou a internacionalização da pesquisa paranaense, permitindo a troca de experiências com instituições da Europa e América Latina e ampliando as oportunidades de cooperação em projetos conjuntos.