Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 6ª viagem acadêmica-cultural internacional do campus Apucarana

6ª viagem acadêmica-cultural internacional do campus Apucarana

Geral, Extensão

por publicado: 01/08/2018 00h00 última modificação: 05/07/2022 08h27

No período de 13 a 23 julho de 2018, ocorreu a 6ª viagem acadêmica-cultural internacional organizada pelo campus da Unespar em Apucarana, o destino foi a cidade de Montevidéu, no Uruguai e foi totalmente promovida e custeada pelos próprios participantes.

No total 52 participantes entre professores e alunos dos cursos de Letras Espanhol, Secretariado, Turismo, e uma professora de língua espanhola da Educação básica, foram para Montevideo para participar do curso Taller de Español Lengua Extranjera - nível básico, viabilizado por meio de convênio entre a Unespar a Universidad de la República Uruguay.

A língua espanhola é o principal idioma da América Latina, por isso, a Unespar reconhece a necessidade do aprendizado do idioma e desenvolvimento intercultural dos professores e alunos, isso justifica e experiência “in loco” com o idioma. Para a aluna Daniela Sigora, acadêmica curso de Letras Espanhol, quando se estuda uma língua estrangeira o primeiro pensamento é a possibilidade de conhecer outros países para treinar a língua e conhecer a cultura local.

A viagem acadêmica para um país que tem o espanhol como língua materna, proporcionou uma maior riqueza de vivências para os professores e alunos da Universidade. “A viagem ao Uruguai enriqueceu-nos linguístico e culturalmente, além de ter aberto as portas para os docentes e discentes da Unespar poderem aprender e se instrumentarem.” Destacou o professor Anderson Braga do Carmo.

A visita técnica que também teve o intuito de estudar as diferenças sócios-históricas e culturais entre a realidade dos alunos e o país em questão, aumentando assim o senso crítico pessoal e profissional dos alunos, foi organizada pela professora Silvana Malavasi, teve colaboração da professora Amábile Piacentine Drogui, foi intermediada pelo Escritório de Relações Internacionais da Unespar.

O aprendizado de uma nova língua também está ligado as demandas do mercado de trabalho, além de trazer uma bagagem cultural para quem está aprendendo. Por isso, a visita técnica foi escolhida como metodologia, pois mescla a experiência teórica e empírica. Essa vivência também despertou nos alunos o desejo por uma postura mais investigativa sobre outros assuntos que envolvem a vida acadêmica e abriu novos horizontes de oportunidades.

No mesmo período também foi realizada uma reunião com professores da Universidade Estadual do Paraná, Rosimeiri Darc Cardoso, Ana Paula Peron, Anderson Braga do Carmo, Amábile Piacentine Drogui e Silvana Malavasi e professores da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la República, Laura Musto, coordenadora adjunta Centro de Lenguas Extranjeras (CELEX) e a Gabriela Campodónico, coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo   para promover um convênio acadêmico entre os cursos de Letras Espanhol da Unespar, campus de Apucarana e a Udelar, visando a internacionalização da nossa instituição.

Sobre a viagem, a professora Amábile Drogui ressaltou “Sou grata à professora Silvana Malavasi por haver organizado essa viagem com tanto carinho e riqueza de detalhes. Também agradeço a Gisele Onuki por mediar a relação com a Udelar, abrindo portas para novos projetos e, talvez, convênios internacionais.”