Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Academia Guatupê abre Congresso de Segurança Pública nesta quarta

Academia Guatupê abre Congresso de Segurança Pública nesta quarta

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Programação começa hoje e segue até sábado, dia 9

Programação começa hoje e segue até sábado, dia 9

O I Congresso Técnico-Científico de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública começa nesta quarta-feira (7), às 19h30, no grande auditório do Canal da Música, em Curitiba. Durante três dias, o público poderá participar de conferências, palestras, audiência e apresentar o resultado de trabalhos que desenvolve.

De acordo com o comandante da Academia, tenente coronel Mauro Celso Monteiro, o evento foi idealizado com o objetivo primeiro de divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos de graduação e pós-graduação da instituição e outras instituições de Ensino Superior ou Ensino Militar.

A programação é voltada para policiais e bombeiros militares, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil e profissionais da área de segurança pública. Na oportunidade, poderão pensar em metodologias científicas e debater o desenvolvimento das pesquisas na área de segurança pública.

Programação
Nesta quinta-feira (8), a programação será realizada durante todo o dia. Às 8 horas, o público participa de palestra sobre a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o professor da Universidade de São Paulo, Leandro Piquet Carneiro. Depois, às 10 horas, ocorrerá uma audiência de custódia com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Néfi Cordeiro.

No período da tarde, das 14 às 18 horas, ocorrem os grupos de trabalhos temáticos com a apresentação de artigos. Entre os temas que serão abordados estão qualidade de vida dos profissionais de segurança pública; formação dos profissionais de segurança pública; políticas públicas de segurança pública; Direitos Humanos e Polícia Comunitária; ações e técnicas de polícia e de bombeiro.

Na sexta-feira (9), as atividades continuam com palestra sobre o ciclo completo da polícia ministrada pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, procurador José Robalinho Cavalcanti; e conferência sobre a criação e encaminhamentos da Rede de Internacionalização Educativa Polícia com a diretora nacional de Escolas da Polícia Nacional da Colômbia, general Mireya Cordón Lopez.

Escola Superior
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) é a Escola Superior de Segurança Pública e integra o sistema de ensino superior do estado. Desde 1968 oferta o curso de formação de oficiais, reconhecido pelo Ministério da Educação, que possibilita aos formados seguir carreira acadêmica por meio de especializações e pós-graduação stricto sensu.

A entidade está vinculada academicamente a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na última sessão do Conselho Universitário (COU) os membros aprovaram a resolução que estabelece como se dá a vinculação da unidade.