Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paranaguá, SETI/UGF e Prefeitura de Guaratuba distribuem sementes de ostras à Aguamar

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 03/09/2020 15h43 última modificação: 05/07/2022 08h28

O campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com fomento da SETI/UGF e parceria da Prefeitura de Guaratuba, distribuiu, no final de agosto, mais de 200 milheiros de sementes de ostras para a Associação de Produtores de Ostras de Guaratuba (Aguamar), para fomento da aquicultura no litoral paranaense.
Ao todo, oito produtores foram beneficiados. "Eles se comprometeram a cuidar e repassar os dados de produção", explica a professora Kátia Kalko Schwarz, do campus de Paranaguá, que fará acompanhamento técnico. "A ideia, com esta ação, é a geração de trabalho e renda, além do fomento da cadeia da maricultura no litoral paranaense", salienta Kátia.
As sementes de ostras nativas (Crassostrea gasar) são oriundas do Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tempo de crescimento destes animais pode variar de 8 meses a um ano, até o tamanho comercial, dependendo das condições climáticas e de manejo que os produtores tiverem com suas criações.

Doação
A doação é referente aos recursos do TC96/18, para o projeto “Revitalização do centro de produção e propagação de organismos marinhos/CPPOM-Guaratuba-PR, como subsídio para a implantação de museu permanente, fomento da aquicultura e na educação ambiental no litoral paranaense”, que tem como uma das metas a distribuição de sementes de ostras aos produtores de ostras para fomento da maricultura local. A coordenadora é a professora Kátia Kalko Schwarz e os professores José Francisco de Oliveira Neto e José Roberto Caetano da Rocha.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo