Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ceped aprova projetos voltados à redução do risco de desastres

Ceped aprova projetos voltados à redução do risco de desastres

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Professora da Unespar responde pela direção acadêmica do Ceped/PR e destaca que projetos vão contribuir com a resiliência do Paraná

Um total de R$ 1,5 milhão será destinado para o financiamento de 14 projetos propostos por instituições que fazem parte da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos de desastres (Redesastre). O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR), responsável pela avaliação das propostas, divulgou as aprovações nesta semana.

De acordo com a diretora acadêmica do Ceped, professora Danyelle Stringari, os beneficiados desenvolverão ações voltados à redução do risco de desastres. “Temos certeza que os resultados contribuirão para um Paraná mais resiliente e com menos desastres”, afirma.

Os recursos a serem repassados para as coordenações são oriundos da Sanepar e foram possíveis após convênio entre o Ceped/PR, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Casa Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Fundação de Apoio à Unespar (Funespar). Mais informações estão disponíveis em www.ceped.pr.gov.br.

Temas
Os aprovados estão divididos em oito temas e a maioria será realizado em conjunto entre instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Dentre eles, uma das propostas é a do inventário da produção científica sobre riscos de desastres junto às instituições integrantes da Redesastre que será coordenado pelo próprio Ceped.

Dentre os projetos, existem propostas para tratar sobre a criação de mapas de vulnerabilidade e riscos de enchente em Curitiba; desenvolvimento da capacidade de resiliência de Rio Negro; estruturação de indicador de preparação para desastres nas cidades e desenvolvimento de sistema de alerta baseado na mancha de inundação do rio Marrecas.

Também serão realizados projetos sobre índices pluviométricos críticos para a geração de alertas de desastres; Sistema de Monitoramento de deslizamento de solo Paranaense (Sidesol); previsão climática e identificação de áreas sujeitas aos eventos extremos no Paraná, entre outros.

Destaque
O Paraná é o único estado brasileiro que possui uma rede voltada à redução do risco de desastres instituída. Além disso, o edital em questão configura-se como um marco no apoio à pesquisas da área no Paraná. “O apoio incondicional do secretário da Casa Militar, coronel Adilson Castilho, e do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, coronel Edemilson de Barros, foram fundamentais para a concretização dessas ações no estado”, afirma Stringari.

O Ceped/PR é o órgão que responde pela gestão da Redesastre. Com caráter inovador, também é um centro de pesquisa que está vinculado academicamente à Unespar e administrativamente à Casa Civil, bem como responsável pelo assessoramento da Defesa Civil Estadual.

A rede conta atualmente com 16 instituições cooperadas, incluindo 12 universidades do Paraná, o Simepar, a Sanepar, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e a Organização das Nações Unidas.