Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso de Redução de Riscos de Desastres começa nesta quarta

Geral

Congresso de Redução de Riscos de Desastres começa nesta quarta

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Parte da equipe envolvida com a organização do I CBRRD

Parte da equipe envolvida com a organização do I CBRRD

Com o tema “A Pesquisa e o Ensino em RRD no Brasil e o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030” inicia-se nesta quarta-feira, 12, o I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres (CBRRD). A abertura será realizada no Palácio Iguaçu, às 19 horas, com palestra do engenheiro químico, Nestor Spósito.

O congresso será um marco para pesquisa em redução do risco de desastres e acontecerá até sábado, 15, com a participação de especialistas, pesquisadores e profissionais da área, representantes da ONU, de coordenadorias de Defesa Civil, de entidades com atuação relacionada ao tema e instituições de ensino superior.

O I CBRRD é uma promoção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), e a Universidade Positivo.

Programação
A programação contará com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. Antes da abertura nesta quarta-feira, 12, serão ofertados dez cursos para o público inscrito.

Parte das atividades será realizada na Universidade Positivo nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14. Entre as palestras programadas, alguns assuntos em debate serão a compreensão integrada e sistêmica dos riscos, a agenda brasileira de pesquisa em Redução de Riscos e Desastres, a importância da Gestão de Riscos e Desastres para o fortalecimento do SINPDEC e o Marco de Sendai 2015-2030 e a Rede Brasileira de Pesquisadores para a redução de risco de desastres.

Na quinta-feira, 13, o congresso contará ainda com espaço para o lançamento da versão em português das Diretrizes do IASC sobre SMAPS em Emergências Humanitárias e da ferramenta de monitoramento e avaliação para SMAPS em Emergências.

No sábado, 15, os membros da Rede de pesquisa em Redução de Risco de Desastres (RRD) se encontram no Palácio das Araucárias para uma reunião de trabalho.

A programação completa do I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres está em www.congressorrd.org.