Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes podem solicitar carteirinha através do Sistema de Identidade Estudantil

Geral

Estudantes podem solicitar carteirinha através do Sistema de Identidade Estudantil

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 18/06/2020 15h41 última modificação: 18/06/2020 15h41

Está no ar o Sistema de Identidade Estudantil da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Todos os estudantes de graduação e pós-graduação da Unespar podem solicitar a carteirinha de estudante através dele.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA SOLICITAÇÃO

A solicitação pode ser feita durante todo o ano letivo e a validade da carteirinha é até o final do ano. “A carteirinha é o documento que comprova o vínculo do estudante com a instituição”, explica a diretora de Assuntos Estudantis, Meire Lode. A carteirinha também garante a meia entrada em cinemas, shows e outros, quando as normas de isolamento social forem suspensas. Alguns estabelecimentos também oferecem descontos para estudantes que apresentam carteirinha.

A Unespar disponibiliza apenas a carteirinha virtual, que pode ser salva no celular e utilizada, com QR Code. Caso o estudante deseje, é possível imprimir a carteirinha para guardar de maneira física.

 

Orientações para a foto

A carteirinha estudantil é um documento e, para isso, é preciso seguir algumas normas para a foto da Identidade Estudantil. O fundo deve ser branco ou claro, o estudante não pode usar boné ou chapéu nem fazer poses extravagantes. O rosto do acadêmico deve estar nítido para que a foto seja aceita.

 

Nome social

A Resolução n.001/2016 - Reitoria – Unespar define quais os critérios para a utilização do nome social nos registros acadêmicos, inclusive na carteirinha estudantil. De acordo com a resolução, nome social é o modo como a pessoa é reconhecida, identificada e denominada na sua comunidade e no meio social, uma vez que o nome oficial não reflete sua identidade de gênero. Apelidos e abreviações não são considerados nomes sociais e, para a efetivação da solicitação da carteirinha, é necessário que os dados sejam colocados de maneira correta.

 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

 www.facebook.com/UnesparOficial

 www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

 www.youtube.com/unesparaovivo