Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro do Mestrado ProfHistória debate difusão e ensino de História para o grande público

publicado: 12/12/2018 09h13 última modificação: 05/07/2022 08h27

Foi realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, no campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o I Encontro ProfHistória. O evento, que aconteceu em conjunto com a III Semana de História, foi organizado pela coordenação do programa de Mestrado ProfHistória da Unespar e teve como proposta principal articular o ensino de graduação, pós-graduação, escola e universidade, do Paraná e de outros estados, promovendo o diálogo em torno do conhecimento histórico.

Compondo a primeira das duas mesas-redondas da programação,  os professores Fabíola Falconi Vieira (Mestre ProfHistória/UFSC) e Leandro Balejos Pereira (Mestre ProfHistória/UFRGS) apresentaram propostas didáticas para o ensino de História desenvolvidos em seus respectivos mestrados. Na segunda mesa, intitulada “O Audiovisual e o Ensino de História”,  os professores Daniela Vallandro de Carvalho (Unicentro) e Raone Ferreira de Souza (Mestre ProfHistória/UFRJ) trouxeram à tona a questão da difusão da História para o grande público por meio de novos formatos, como História em Quadrinhos e programas de Podcast.

A palestra do evento foi proferida pelo fundador e editor do Café História, Bruno Leal, docente do Departamento de História da Universidade Brasília (UnB) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP) - recentemente aprovado na Unespar.  O vídeo de sua fala, intitulada “Ampliando o auditório: caminhos para a divulgação científica de História”, pode ser conferido na íntegra no youtube.

Integrando a programação do encontro, foram realizados, ainda, três minicursos, uma oficina e uma roda de conversa com mestres do ProfHistória. Ao todo, foram cinco sessões de comunicações, sendo três simpósios temáticos e duas salas de tema livre, as quais somaram 33 trabalhos apresentados. Entre ouvintes, convidados e apresentadores de trabalho, o evento contou com uma média de 130 participantes.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/