Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio da Unespar e UNJu

I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio da Unespar e UNJu

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A abertura do I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio aconteceu na manhã de hoje (17), na cidade de Curitiba. A atividade, proveniente da parceria entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidad Nacional de Jujuy (UNJu) através da rede Zicosur Universitário, acontece após visitas in loco de pesquisadores da Unespar em Jujuy e da UNJu no Paraná. Realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec/Unespar), pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI/Unespar) e pela UNJu, a proposta do evento é planejar ações a médio e longo prazo, ao combinar agendas acadêmicas e políticas que resultem numa forte parceria acadêmica-governamental para uma efetiva práxis binacional.

A programação, que extende-se até o dia de amanhã, iniciou-se com o compartilhamento das primeiras experiências que os representantes da Unespar obtiveram ao visitar a parceira Argentina.

Mobilidade acadêmica e troca de conhecimentos

A primeira fala do dia foi a da professora Laíze Guazina, docente do Curso de Música Popular (Unespar), que esteve na Universidad Nacional de Jujuy(UNJu) e contou sobre os desafios e a experiência de ministrar um curso sobre etnomusicologia em um idioma diferente do seu. “Esses foram 8 dias fundamentais para que eu, como pesquisadora e docente, possa colaborar com a construção coletiva dos próximos passos dessa parceria que fomenta pesquisa, ensino e extensão universitária. Estimulamos um ciclo importante que associa a produção do conhecimento e a educação com o diálogo intercultural, para beneficiar a vida das pessoas.”, contou Laíze. O agente universitário Ângelo Marcotti apresentou os dados que coletou em sua visita a universidade argentina, sobre evasão estudantil.

17.11.2017

09h - 09h15: Abertura

09h15 - 10h45: Mesa-redonda: Parceria Unespar - UNJu: Experiências compartilhadas e perspectivas de fortalecimento a partir da UNESPAR

Profa. Dra. Laize Guazina e Ag. Univ. Me. Ângelo Marcotti