Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos docentes da Unespar são empossados

Geral

Novos docentes da Unespar são empossados

Geral, Ensino

publicado: 11/09/2020 11h43 última modificação: 05/07/2022 08h28

Foram empossados, na manhã de ontem (10), sete novos docentes recém nomeados da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A solenidade aconteceu simultaneamente em Curitiba e Apucarana e contou com transmissão on-line, a qual foi acompanhada pelas equipes da Reitoria da Unespar e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Embora as nomeações sejam positivas para a instituição, de acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp) o número ainda é pequeno diante do déficit de docentes efetivos que a universidade enfrenta.

Segundo a pró-reitora da Progesp, Sandra Salete, para suprir a demanda de docentes efetivos envolvidos em atividades de gestão acadêmica e administrativa, na garantia do ensino em Libras, em reposições de licenças maternidade e licenças saúde, e, ainda, nos cursos que tiveram reformulação na matriz curricular, bem como nos cursos com especificidades e nas demandas da pós-graduação, a Unespar necessita de mais 472 professores.

Conforme destaca, atualmente, apenas 55% dos docentes da instituição são efetivos e os demais são substituídos continuamente por docentes temporários. Como consequência da falta de professores somada à falta de agentes universitários, os docentes em exercício precisam assumir tarefas técnico-administrativas, atendimento a estudantes, atendimento em laboratórios e outras atividades que normalmente seriam desempenhadas por agentes universitários especializados. O déficit é histórico na instituição, aumentando progressivamente desde 2012. Atualmente, a Unespar conta com apenas 119 agentes em atividade, divididos entre os sete campi e Reitoria. 

“Apesar do cenário, nossa universidade avança na implementação da qualificação e a consolidação do fazer universitário no Ensino, na Pesquisa e nas ações de Extensão”, declara Salete. Ela complementa que “ tais resultado exitosos fortalecem o pleito junto ao Governo do Estado pela contratação de agentes universitários e docentes por concurso público”.

NOVOS DOCENTES - Ao todo foram nomeados onze docentes. Destes, além dos sete nomeados ontem, dois tomarão posse no próximo dia 26 e outros dois desistiram da posse devido a demora do processo. Na posse, o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, elogiou o empenho do superintendente da Seti, Aldo Bona, para que as nomeações saíssem antes de expirar o prazo do concurso. Segundo a Progesp, os candidatos aguardavam a nomeação desde 2015, sendo que alguns conseguiram a nomeação por ordem judicial, mediante mandado de segurança, e os demais foram nomeados oficialmente nos dias 2 e 3 de setembro. 

Os professores iniciarão as atividades em breve e atenderão à demanda de sete cursos situados nos campi de Apucarana, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP e Campo Mourão. 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo