Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Unespar realiza reunião com coordenadores de Colegiados dos cursos dos campi de Curitiba I e II.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Prof. Mário Cândido de Athayde Júnior, esteve reunido com os coordenadores de Colegiado de Cursos dos campi I e II de Curitiba (EMBAP e FAP), no dia 27 de março de 2014.

Na ocasião, apresentou as prioridades de ação da Pró-Reitoria, destacando a necessidade de construir coletivamente um Plano de Melhoria dos Cursos com CPC (Conceito Preliminar de Curso) insuficiente e a definição do Regime Acadêmico Único (semestral ou seriado anual), a fim de atender ao que determina o Parecer nº 56/2013, do Conselho Estadual de Educação, que credenciou a Unespar.

Anunciou ainda que será desencadeada a avaliação de todos os cursos pelos colegiados, por intermédio da aplicação do Instrumento de Avaliação Externa de Cursos adotada no Sistema Estadual. Também evidenciou a necessidade de que seja regulamentado e implantado o NDE (Núcleo Docente Estruturante) para auxiliar os Colegiados na redefinição dos PPCs, bem como promover a discussão de cursos similares de forma inter-campi. Todo esse trabalho, segundo o Pró-Reitor, deverá ser acompanhado pelo processo de unificação das regulamentações acadêmicas, a serem submetidas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Por sua vez, os Coordenadores apresentaram suas demandas mais imediatas, concordando com a necessidade de iniciarem-se os trabalhos de definição coletiva de questões que afetam diretamente o cotidiano dos Cursos. Segundo o Pró-Reitor, em linhas gerais, e enquanto não estiverem aprovadas regras gerais, a determinação é a de que os cursos dêem prosseguimento às práticas e procedimentos que já são adotados nas unidades, desde que não entrem em conflito com o Estatuto e Regimento da Universidade já aprovados.

Ao término dos trabalhos, Mário Cândido de Athayde Júnior agradeceu a presença e disponibilidade de todos, destacando a necessidade de um trabalho coletivo, no qual cada especificidade (de curso e de campus) será levada em consideração, mas sempre dentro do princípio da discussão e construção democrática, com vistas à implantação de uma universidade pública com compromisso com a constate melhoria da qualidade do ensino ofertado à população."

Confira as imagens:
DSC_1900[1] DSC_1903[1]