Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor recebe reivindicações de estudantes que ocuparam reitoria

Reitor recebe reivindicações de estudantes que ocuparam reitoria

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Após ocuparem a sede da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí, na última quarta-feira, 25 de fevereiro, representantes do movimento estudantil da instituição se reuniram com o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo. A reunião aconteceu na sexta-feira, 27 de fevereiro. No encontro, foi apresentada uma carta que justifica os motivos da ação, bem como as principais reivindicações da comunidade.

3

No documento, de autoria do Diretório Central dos Estudantes (DCEs) de Paranavaí, enfatiza-se que o objetivo da ocupação é a “luta contra a precarização das Universidade Públicas”. Por isso, cobram do governo o repasse de toda a verba de custeio para as universidades estaduais, contratação de agentes universitários e professores por meio de concursos públicos e saída da Unespar do META4.

Os estudantes reivindicam ainda a construção de restaurantes universitários e moradias estudantis, compra de ônibus para transporte de acadêmicos para eventos, fornecimento de bolsas de incentivo, arquivamento do “pacotaço”, custeio de transporte aos acadêmicos de regiões afastadas dos campi, melhorias para a biblioteca, entre outros.

O reitor ouviu as demandas e argumentou que entende o movimento. Com isso, apresentou ações que integram o planejamento de gestão da universidade ressaltando que há uma preocupação em implantar políticas que incentivem e fortaleçam a permanência dos universitários em seus respectivos cursos. A construção de restaurantes universitários e condições para facilitar moradia de alunos, por exemplo, estão contempladas como projetos a serem executados.

O vice-presidente do DCE do campus de Paranavaí, Israel de Moraes, avalia a reunião como positiva. Em virtude disso, procederam a desocupação do prédio na manhã desta segunda-feira, 02. Moraes salienta, também, que a atividade foi um trabalho conjunto com todos os DCEs da universidade, pois participaram alunos de outros campi.

A reunião contou com a participação do vice-reitor, professor Antonio Rodrigues Varela Neto; a chefe de gabinete, professor Áurea Viana Andrade; a diretora de Ensino, professora Dalva Helena de Medeiros; e o representante do comando de greve da Unespar, professor Amauri Ceolim.