Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Somos Todos TUHUs acontece hoje em Curitiba

Geral

Somos Todos TUHUs acontece hoje em Curitiba

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Compondo a programação dos seus 70 anos, o campus Curitiba I/Embap da Universidade Estadual do Paraná realiza hoje (26) o espetáculo “Somos Todos TUHUs”. Com criação e direção da pianista Salete Chiamulera baseada na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, o evento acontece às 19h33 no Salão Dr Guido Borgomanero do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighier.

O espetáculo tem entrada franca e, nesta apresentação, conta com a participação especial de  Henriqueta Duarte, pianista que teve o privilégio de tocar para o próprio Villa-Lobos no ano de 1958, Daniela Tsi Gerber, Daniele Oliveira, Kaline Legat, Letícia Burtet , Duo Minueto ( Violoncelo: Vitória Aranda & Violão: Yuri Stremel).

Somos Todos TUHUs

Tuhu é o apelido de Heitor Villa-Lobos dado a ele por sua mãe. TUHU*s: “Somos todos Tuhus” é uma vivência da nossa brasilidade em sons, palavras, cenas e canções concebida como uma suíte barroca, em quatro atos: Introdução, Microcosmos, Macrocosmos e Coda.

Na Introdução, o Prelúdio BWV 846 de J.S. Bach (1685/1750) , a inspiração para a Ave Maria de Charles Gounod ( 1818/1893) constrói uma “ponte”, uma transição entre “dois mundos, o real e da fantasia”.

Após a vivência desta obra emerge o Brasil. O Brasil nas palavras textuais ou contextuais de Heitor Villa-Lobos (1887/1959), na recriação sonora de suas obras, na experiência de um alter ego brasileiro que existe em cada um de nós: em nosso ser e fazer musical, nossas canções da infância, nosso cotidiano, uma descoberta do Pulso da Vida ao experimentar-se o pulsar dos sons, das cenas, das cores e imagens.

Cada TUHU tem uma peculiaridade na individualidade de cada artista no palco e na plateia. Afinal, somos todos TUHUs, “eternas” crianças de todas as idades, seres apaixonados pelo Brasil.

Na Coda (final), o filme “A Natureza do Brasil”, com imagens dos ecossistemas brasileiros tomadas principalmente pelo ambientalista Haroldo Palo Jr (1942/2017) faz um contraponto com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4.

DATA: 26. de junho de 2018, às 19h33

LOCAL: Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri, rua Desembargador Westphalen, nº 15.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial