Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tempestade provoca estragos no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba

Geral

Tempestade provoca estragos no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba

Geral

publicado: 18/01/2019 08h49 última modificação: 05/07/2022 08h27

Uma tempestade que atingiu o litoral paranaense por volta das 16h da última quarta-feira (16) provocou estragos no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba (CPPOM). De acordo com a coordenadora do local, Kátia Kalko Schwarz, os prejuízos são calculados em torno R$ 25 mil.

Conforme explica Kalko, professora do colegiado de Ciências Biológicas da Unespar, campus de Paranaguá, a tempestade causou danos no telhado, nos aparelhos de ar-condicionado, além de rachaduras em uma viga, duas lajes e alguns vidros quebrados.

Ainda, segundo ela, a prefeitura, responsável pela manutenção predial, deve realizar os reparos necessários ao longo dos próximos dias. Com isso, a previsão é de que a montagem do museu de visitação permanente de animais aquáticos da região e o programa de educação ambiental, projetos atualmente em desenvolvimento pelo Centro, sofram um atraso de aproximadamente dois meses em seus cronogramas.

O CPPOM

Em recente convênio firmado com a Unespar, o CPPOM tem como alguns dos objetivos fomentar a aquicultura e repovoar a baía de Guaratuba com peixes. Sua criação aconteceu em 1996, por meio de uma parceria entre a prefeitura, governo do Paraná e o Banco Mundial. Na sede, recém reformada com recursos do Fundo Paraná, atuam pesquisadores da Unespar que também são incumbidos de oferecer suporte técnico para os pescadores e fazer o monitoramento da água da baía. Uma das propostas do convênio é a realização de projetos integrados viabilizando o intercâmbio didático, científico, tecnológico e cultural.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/