Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar apresenta ações em encontro sobre pessoas com deficiência

Unespar apresenta ações em encontro sobre pessoas com deficiência

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Unespar destacou o trabalho que tem realizado para atender pessoas com deficiência

A rede de atendimento e as políticas de inclusão executadas pelo Ensino Superior foram discutidas nesta sexta-feira (22), durante o 2º Encontro da Transversalidade na Política de Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou apresentando as ações institucionais em mesa redonda realizada, no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias.

Os projetos criados a partir do Centro de Apoio à inclusão no Ensino Superior (Caies), do Núcleo de Especial e Inclusiva (Nespi) e do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia (Caemt) que atuam promovendo a inclusão e o desenvolvimento da pessoa com deficiência foram detalhados para o público.

A coordenadora do curso de Musicoterapia, professora Noemi Ansay, que também integra o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi uma das representantes da Unespar. Como explanou, são vários os trabalhos e pesquisas desenvolvidos na universidade que abordam questões sobre pessoas com deficiência. Conforme destaca, é inadmissível que instituições públicas de Ensino Superior não permitam o acesso e o acompanhamento pedagógico desse grupo.

Além da preocupação com o público interno, no que se refere à extensão algumas ações da Unespar citadas foram o projeto para o desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação, o curso de formação sobre Educação Especial para professores da rede básica e o curso de Libras para a comunidade em geral. Ainda figuram entre as ações a criação do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (Nespi) que está vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH).

Em sua fala, a diretora do Centro de Música e Musicoterapia, professora Clara Piazzetta, ressaltou a função do Caemt que atua promovendo ações interdisciplinares que integram áreas como artes, educação, saúde, cultura e ciência. “Por meio dos atendimentos realizados temos cumprido um importante papel na melhora da qualidade de vida dos participantes”, avalia.

O encontro, promovido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, é uma ação que marca a passagem do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21). Além disso, marca a importância do acesso, desenvolvimento e inclusão desse grupo na sociedade.

Projetos
Mais detalhes sobre as ações da Unespar podem ser acessadas nas páginas dos projetos. As informações do Caies estão disponíveis em paranagua.unespar.edu.br/assuntos/projetos/extensao/caies, do Caemt em curitiba2.unespar.edu.br/sobre/caemt e do Nespi em www.unespar.edu.br/projetos/cedh/NESPI.

Pessoas com deficiência
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil, cerca 45 milhões de pessoas com deficiência. O número representa 24% da população brasileira. Apesar do avanço do número de pessoas com deficiência nas universidades nos últimos anos, apenas 6,7% concluem o ensino superior.

Segundo o Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira, em levantamento realizado no ano de 2015, as universidades estaduais do Paraná possuem mais de 500 alunos com algum tipo de deficiência.