Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar discute capacitação para agentes com universidade argentina

Unespar discute capacitação para agentes com universidade argentina

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Gisele e Kempa participaram de reunião com professor da UNJu para discutir cooperação

Promover atividades de capacitação para atender aos agentes universitários é uma das propostas que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidad Nacional de Jujuy (UNJu) estão prestes a iniciar. O assunto foi tema de reunião com o professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da UNJu, Jorge Kulemeyer; o vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa; e a diretora do Escritório de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki.

Segundo o vice-reitor, a ideia é promover uma maior integração e colaborar com o desenvolvimento do pessoal responsável pelas ações de caráter técnico e administrativo das instituições. “Estamos pensando em formas de garantir oportunidades para que nossos agentes vivenciem outras experiências e ampliem o conhecimento”, comenta.

A professora Gisele acrescenta que as universidades integram a Rede Zicosur Universitário o que já garante a possibilidade de atuação conjunta. Por isso, faltam apenas resolver alguns detalhes para seja viabilizado o início da cooperação.

As autoridades universitárias ainda demonstraram interesse em promover um trabalho conjunto para a oferta de pós-graduação, bem como viabilizar intercâmbios de investigações e pesquisas em rede.

Seminário
A agenda na cidade argentina de Jujuy também contou com a participação no VI Seminário Internacional do Criscos (Consejo de Rectores por La Integración de La Subregión Centro Oeste de Sudamérica), organizado em parceria com a UNJu. A Unespar objetivou estreitar relações institucionais e ampliar o campo de atuação especificamente com as universidades da Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru.

O evento se propôs a aprofundar caminhos para a integração dos povos da região centro-oeste da América do Sul, com o intuito de ampliar as bases de cooperação acadêmica, científica-tecnológica e cultural entre as universidades que compõem a região geográfica.