Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar investe em canecas ecológicas para reduzir produção de lixo

Geral

Unespar investe em canecas ecológicas para reduzir produção de lixo

Geral

publicado: 04/03/2020 16h05 última modificação: 05/07/2022 08h28

Visando a redução da produção de lixo gerada em seus campi, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está distribuindo 1200 canecas ecológicas, feitas de fibra de coco, para seus agentes e docentes. A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) junto à Comissão Permanente de Gestão e Educação Ambiental da Unespar (CPGEA) e deve não somente atender às políticas ambientais previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como também gerar uma economia no gasto com descartáveis

O pró-reitor da Proplan, Angelo Marcotti, frisa que somente nos anos de 2018 e 2019 a Unespar utilizou aproximadamente 20 mil reais do seu orçamento para a compra de copos descartáveis. “Esses recursos poderiam ser revertidos, de forma otimizada, para o suporte de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica, contribuindo para o uso racional dos recursos financeiros e materiais”, explica. 

Conforme justifica a presidente da CPGEA, Lutécia Hiera da Cruz, com a ação espera-se a mobilização dos servidores da universidade em prol de ações sustentáveis que visem à minimização dos impactos ambientais causados pelos resíduos plásticos. Estima-se que o tempo de decomposição de um copo descartável esteja entre 250 e 400 anos. 

“Esta é uma das atividades de uma sequência que a CPGEA pretende realizar em parceria com a Proplan e Prograd, pois acreditamos que nossa missão é promover, além do conhecimento, a conscientização e atitudes sustentáveis que façam a diferença em nossa sociedade, contribuindo com a manutenção e preservação ambiental de nosso planeta”, destaca Hiera. 

A Proplan e CPGEA informam, ainda, que para os eventos e outras atividades, além das canecas ecológicas, serão adquiridas xícaras de vidro. A comunidade acadêmica pode contribuir para o Plano de Gestão e Educação Ambiental da Unespar por meio de sugestões de ações de gestão e conscientização acessando o site da Proplan, no link: www.proplan.unespar.edu.br/pdinfra 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo