Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança livro com resultados das experiências do Pibid

Unespar lança livro com resultados das experiências do Pibid

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Coordenadores que participaram da elaboração do livro sobre o Pibid durante o lançamento

A realização do III Seminário e V Encontro Pibid da Unespar também foi a oportunidade para o lançamento do livro “Experiências Multidisciplinares na Iniciação à Docência na Unespar”. Com a participação de coordenadores de subprojetos, de gestão e da coordenação institucional, a obra reúne parte dos conhecimentos produzidos sobre a formação inicial de professores na universidade.

Nas palavras da coordenadora institucional do Pibid, professora Márcia Stentzler, o livro foi uma forma encontrar para sistematizar e divulgar as ações e resultados do programa, bem como ressaltar a importância do trabalho realizado. “Seguramente os cursos de licenciatura da Unespar foram transformados a partir do Pibid. Oportunidades tornaram-se realidade para muitos jovens que escolheram ser professores. Estudos, planejamento, prática, registros e sínteses fizeram parte do cotidiano de formação de todos os bolsistas e tentamos demonstrar um pouco nessa publicação”, disse.

A diversidade de áreas do conhecimento e temáticas abordadas por meio dos 40 subprojetos são expressas no livro. Os leitores poderão ter contato com textos que evidenciam a formação docente por meio da produção de materiais didáticos, estudo qualiquantitativo, processos avaliativos da gestão pedagógica, construção da cultura docente e resultados para universidade, língua estrangeira, inclusão, leitura e escrita na sala de aula, tecnologia e formação docente, matemática lúdica e investigativa, vivências musicais em sala de aula, experimentos químicos, entre outros.

A apresentação da obra aconteceu na solenidade de abertura dos eventos, no Cine Ópera. Na ocasião, autoridades universitárias e autores receberam os exemplares impressos. Os interessados também podem acessar a versão eletrônica da publicação na íntegra em pibid.unespar.edu.br.