Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar pleiteia novos programas de mestrado

Unespar pleiteia novos programas de mestrado

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens COU aprovou propostas em reunião realizada no início do mês

COU aprovou propostas em reunião realizada no início do mês

Sete propostas de programas de pós-graduação em nível de mestrado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foram avaliadas e aprovadas pelo Conselho Universitário (COU). Com a decisão, as propostas estão em fase de submissão para análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela autorização de todos os programas stricto sensu do país, respeitando o calendário da agência.

Quatro das avaliações do COU são de mestrados profissionais. Todos são voltados para graduados em cursos de licenciatura que atuam, sobretudo, em escolas básicas públicas. O objetivo é a formação continuada stricto sensu de professores e um dos focos é a melhoria da educação básica. As propostas são em História, Filosofia, Ensino e em Meio Ambiente Costeiro para os campi de Campo Mourão, União da Vitória, Paranavaí e Paranaguá, respectivamente.

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, salienta que os mestrados profissionais possibilitam o diálogo entre teoria e prática. “Promove uma formação continuada do professor em nível crescente de complexidade, ao mesmo tempo em que permite a esse professor já interferir positivamente em sala de aula”, explica.

Os outros três projetos analisados são de mestrados acadêmicos e também já haviam sido aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em março. Trata-se dos mestrados em Geografia com ênfase em análise de bacias hidrográficas e em História com ênfase em práticas culturais e relações de poder, vinculados ao campus de Campo Mourão. Já o terceiro é em Música, organizado pelo campus de Curitiba I.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, professor Frank Antonio Mezzomo, além das aprovações na instância de cada campus as propostas também foram endossadas por consultores externos. “Antes da aprovação pelos conselhos superiores internos, a pró-reitoria teve a preocupação em recorrer aos pareceristas ad hoc especializados que auxiliaram com correções e apontamentos para melhoria dos projetos”, explica.

Para Mezzomo, as aprovações são reflexos da política da reitoria da Unespar e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que visa, entre outras ações, a criação de programas de pós-graduação stricto sensu. “Isso demonstra a maturação que as propostas sofreram nos últimos anos junto aos grupos de trabalho responsáveis por ajudar a universidade”, completa.

A aprovação aconteceu em reunião foi realizada no campus de Campo Mourão, no início do mês, quando o COU também discutiu a instituição das câmaras de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e a Administrativa do COU, bem como a implantação de quatro comissões especiais.