Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar reúne acadêmicos no Encontro Anual de Iniciação Cientifica

Unespar reúne acadêmicos no Encontro Anual de Iniciação Cientifica

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Acadêmicos apresentam resultados das pesquisas de Iniciação Científica

Acadêmicos apresentam resultados das pesquisas de Iniciação Científica

Estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão em Paranavaí participando desde terça-feira, 25, do II Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O evento é uma oportunidade para divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas especialmente no biênio 2015/2016 e integração dos acadêmicos de todos os campi da instituição.

A abertura contou com a conferência do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), professor Joviles Vitório Trevisol. Ele tratou sobre assuntos como educação, ciência, tecnologia e inovação motivando o público a refletir sobre a necessidade das áreas para o país.

Trevisol defendeu a integralidade na formação considerando que o ensino, a pesquisa e a extensão devem atuar numa perspectiva horizontal com a finalidade principal de formar pessoas autônomas para pensar e posicionar-se. Por outro lado, os diferentes níveis da formação que vão da educação básica ao pós-doutoramento, por exemplo, estão na linha vertical desse processo.

Neste ano, o Encontro recebeu a inscrição de 287 trabalhos vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIC) e outros 40 produzidos por estudantes do Ensino Médio por meio do programa de Iniciação Científica Júnior. Além das apresentações em sessões de comunicação, os inscritos participam de atividades culturais e de oficina formativa com instruções sobre a redação científica.

O EAIC é uma realização da Unespar por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com apoio do campus de Campo Mourão, da Fundação Araucária e da Fundação de Apoio à Unespar do campus de Paranavaí. Paralelo ao evento também acontece o VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.

Abertura
Na abertura, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzzomo, destacou o evento como a oportunidade de interlocução entre os acadêmicos envolvidos com a pesquisa e o diálogo com outras áreas do conhecimento. “O EAIC é um evento que permite contatos, olhares e sotaques que só são possíveis porque somos universidade. Permite também novos, outros e diferentes conhecimentos/epistemes. Temos no evento um ambiente produtivo para além de uma faculdade isolada”, destacou.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, fez um retrospecto da constituição da universidade e enfatizou que o trabalho com a pesquisa começou muito antes do credenciamento da instituição em dezembro de 2013. Caracterizando os acontecimentos atuais como diabólicos por motivarem separações, Aleixo destacou que é preciso que a universidade una-se. “Devemos priorizar o diálogo e o raciocínio que são virtudes e dispensar qualquer atitude violenta”, afirmou.

Responsável pela coordenação local, o professor Adão Molina, considera o evento como um momento profícuo por representar o esforço empreendido pelos professores pesquisadores no sentido de consolidar a Unespar como uma produtora de conhecimento científico no Paraná. “As pesquisas produzidas na universidade se constituem como importante elemento na formação acadêmica e é por meio delas que se produzem novos conhecimentos que sustentam e atualizam o ensino.”

O anfitrião e diretor do campus de Paranavaí, professor Elias de Souza Júnior, caracterizou o Encontro como um momento especial para a comunidade acadêmica. “É um período que oportuniza fazer novas amizades, compartilhar as dificuldades e as vitórias. Do mesmo modo, discutir a importância da Iniciação Científica dentro da universidade”

A programação contou ainda com a presença dos diretores dos campi de Paranaguá, professor Cleverson Molinari; de União da Vitória, Valderlei Garcias Sanches; o comandante da Academia Policial do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública, tenente-coronel Mauro Monteiro; pró-reitores e diretores de Centros de Áreas.