Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2018 > Reitoria alerta os campi para casos de assédio e violência

Reitoria alerta os campi para casos de assédio e violência

publicado: 31/10/2018 14h46 última modificação: 31/10/2018 14h46

Diante dos recentes atos que atentam contra a liberdade de expressão no âmbito acadêmico, a Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) informa que não serão tolerados quaisquer tipos de atitudes violentas e assédio moral aos membros de sua comunidade, sejam eles professores, estudantes ou agentes universitários. A Reitoria da Unespar também comunica que orientou as direções dos campi para identificarem atos de violência e assédio e que será constituído um Grupo de Trabalho de apoio e proteção às vítimas e para o combate a tais atitudes.

A Unespar atenta para o direito garantido pela Constituição Brasileira em seu Artigo 5º, inciso IX, o qual determina a “livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. A instituição orienta que aqueles ou aquelas forem alvo de atitudes que firam este direito comuniquem ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), presente em todos os campi, e façam a denúncia à Ouvidoria.

O posicionamento da Reitoria entra em consonância com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que na tarde da última terça-feira (30/10) ingressou na Justiça com uma ação contra a deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo. A Ação Civil Pública, com pedido de liminar, visa garantir o direito dos estudantes de escolas públicas e particulares do Estado e dos municípios à educação segundo os princípios constitucionais da liberdade de aprender e de ensinar e do pluralismo de ideias. A medida judicial ocorre por causa da implementação, pela deputada eleita, de um serviço ilegal de controle político-ideológico da atividade docente.

www.instagram.com/unespar/