Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro entre Propedh e comunidade acadêmica abre espaço para debater políticas estudantis

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 17/05/2022 14h33 última modificação: 05/07/2022 08h32

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), em conjunto com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e a Diretoria de Direitos Humanos (DDH), realizaram a primeira etapa das atividades do I Encontro para o Desenvolvimento Conjunto de Políticas Estudantis e de Direitos Humanos, entre os dias 10 e 13 de maio, nos campi de Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí.

O objetivo dos encontros, é aproximar a gestão institucional das demandas locais dos campi, ao que se refere às políticas de permanência estudantil e de direitos humanos, para assim orientar as ações da Propedh. De acordo com o estudante de História, do campus Campo Mourão, Lucas Alexandre, “o Encontro foi extremamente necessário para conectar estudantes, Reitoria e a recém-criada Propedh, ainda mais depois de tanto tempo distanciados por conta da Covid-19. Pudemos fazer reivindicações, conversar com a gestão e saber os projetos para permanência estudantil na Unespar", elucidou.

Já para o estudante da pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), Gabriel de Sá, a participação de discente “no Encontro “foi muito proveitosa e oportuna para o alinhamento de interesses, por meio do diálogo”. Ainda em Campo Mourão, a estudante de Turismo, Marla Dias, ressaltou que a Propedh “veio justamente para agregar ao Movimento Estudantil, abrindo espaços para diálogos e construção junto com estudantes, sem impor nada. Acredito que esse será o diferencial dessa nova Pró-reitoria”.

Para os e as estudantes do campus Paranavaí, Ana Karoline, Beatriz Wolf Farias e Paulo Pinheiro, os Encontros foram importantes “para entender e conhecer as ações que a Unespar está desenvolvendo no âmbito estudantil e abrir contato com a gestão para o bem do Movimento Estudantil do campus de Paranavaí”.

Para complementar a fala dos/das demais colegas, a estudante de Serviço Social, campus Apucarana, Rafaela Mello Cardamoni, declarou que “o Encontro foi extremamente acolhedor e a Propedh conseguiu apresentar projetos incríveis, que com certeza, ajudarão o futuro da Universidade”.

A Pró-reitora da Propedh, Andréa Sério, finaliza afirmando que o diálogo estabelecido no I Encontro para o Desenvolvimento Conjunto de Políticas Estudantis e de Direitos Humanos “fortalece o protagonismo estudantil e a articulação institucional em torno do desenvolvimento coletivo e democrático de Políticas Estudantis e de Direitos Humanos na Unespar”.

O Encontro que aconteceu nesta semana em três campi, contou com a presença da Magnífica Reitora, Salete Machado Sirino, que tem acompanhado todos os Encontros da equipe e marcará presença nos demais campi da Unespar; representantes das organizações estudantis, representantes discentes dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH), Representantes discentes dos cursos de graduação e pós-graduação; com as direções gerais dos campi, Direções de Centros de Área; chefias de Divisões de Assuntos Estudantis (Divas); comitês gestores dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs); coordenações de Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social; representantes da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e Agentes Universitários(as).

Os próximos Encontros acontecerão no mês de junho, nos seguintes campi: Curitiba I/Embap (8/6) Curitiba II/FAP (9/6), Paranaguá (10/6) e União da Vitória (14/6).