Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Salete Machado Sirino e Edmar Bonfim de Oliveira tomam posse como reitora e vice-reitor da Unespar

por Helio Sauthier publicado: 30/12/2020 13h40 última modificação: 05/07/2022 08h29

No dia 29 de Dezembro de 2020, ocorreu a solenidade de posse aos cargos de reitora e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná. A cerimônia aconteceu na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, SETI, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Unespar no Youtube.

A Profª Giseli Onuki, coordenadora de Ensino Superior da SETI, representando o Prof. Aldo Nelson Bona, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, deu posse à Profª Salete Machado Sirino e ao Prof. Edmar Bonfim de Oliveira, eleitos para o cargo de reitora e vice-reitor da Unespar, respectivamente, para o mandato de 2020-2024.

No seu discurso de posse, que pode ser acessado aqui, a reitora Salete Machado Sirino destacou: “Este 29 de dezembro de 2020 não me marca apenas como profissional, mas também como pessoa que acredita na universidade como espaço plural, de reflexão crítica e transformação da sociedade, onde podemos aprender a ver o mundo pelos olhos do outro. Não esqueço, também, que, para muitos de nós, é a chance de um presente e um futuro, em que a classe trabalhadora pode se ver para além do subemprego.  Sou a primeira mulher da minha família a obter um doutorado. Nós, pessoas comuns, sabemos o que a educação representa. Assim, com o incentivo das mulheres da minha família, me tornei professora, como a minha avó materna, Maria Isabel, que, certa vez me disse que a vida é como um barco, que nos leva até onde nossos sonhos nos conduzem. Muitas vezes não podemos mudar o vento, mas cabe a nós ajustar as velas para chegar onde queremos”, ressaltou a Profª Salete.

A cerimônia contou com duas apresentações artísticas realizadas pelos professores André Ricardo de Souza, Hermes Soares, Luciana Lozada e Rodrigo Vicente e pelo Prof. Lydio Roberto Silva. Participaram da solenidade, o Prof. Antonio Carlos Aleixo e o Prof. Sydnei Roberto Kempa, reitor e vice-reitor, respectivamente, do mandato de 2017-2020, o Prof. Mario Cândido de Athayde Junior, assessor da SETI, além de familiares dos empossados e gestores da SETI e da Unespar, bem como os participantes da comunidade acadêmica e em geral que acompanharam a solenidade ao vivo pelo Youtube.